19/10/2023 às 10h20min - Atualizada em 19/10/2023 às 10h20min

Prefeitura de Campos e Porto do Açu discutem produção de hidrogênio

A construção de um hub de produção de hidrogênio e seus derivados pode criar mais de 6 mil empregos

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O complexo Portuário do Açu pode passar a produzir Hidrogênio e seus derivados, intensificando a transição energética dos portos e transporte marítimo. O projeto, que está em fase de licenciamento, foi apresentado pelo diretor de Administração Portuária, Vinícius Patel, nesta quarta-feira (18), aos secretários municipais da Prefeitura de Campos. O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust, falou da empregabilidade e qualificação de mão de obra, já que a previsão nas fases de construção de um Hub de produção de hidrogênio verde e energia eólica offshore é de cerca de 6 mil contratos, investimento que pode ultrapassar a R$ 40 bilhões ao longo de 20 anos.

Na ocasião foi apresentado como vai funcionar o Hub (lugar que congrega vários produtos ou serviços ao mesmo tempo) de produção do hidrogênio, capacidade de produção e quais os profissionais necessários. “O projeto já foi apresentado ao Prefeito Wladimir Garotinho e, agora, está sendo levado ao secretariado como um todo, para que dessa forma a municipalidade possa ter uma sinergia entre os projetos que estão acontecendo no Porto e na prefeitura. O projeto impacta regionalmente na empregabilidade e no desenvolvimento econômico como um todo, assim como a utilização de energia limpa, já que foi colocado em pauta o potencial energético do município, seja em relação à energia eólica, biomassa e solar, e o que o desenvolvimento dessas energias sustentáveis pode trazer de benefício para a cidade e região”.

Knust explica que o poder público e o Porto estão de mãos dadas na busca de mão de obra local qualificada. “O prefeito já está trabalhando meios de oferecer pacotes de cursos de qualificação voltados para as necessidades das empresas empregadoras”.

Para o secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, a energia é essencial para qualquer desenvolvimento e crescimento econômico.

 “A produção de hidrogênio vai servir de subsídio para diversas outras indústrias. O que teremos é energia, teremos produção de amônia que vai gerar uréia por exemplo, esse hub vai ser uma base que vai ter uma ramificação para várias outras indústrias. Estados discutindo a questão de capacitação, qualificação e formação de mão de obra, pois a prioridade é usar mão de obra local. É geração de emprego, desenvolvimento, tecnologia e energia limpa. O petróleo vai continuar tendo a sua importância em nossa região, mas a energia limpa tende a crescer cada vez mais, já que temos um grande potencial para sermos a capital da energia sustentável, assim como a do petróleo, uma vez que temos a energia solar, um potencial eólico muito grande e uma biomassa rica, usada neste projeto de energia apresentada hoje. O futuro já chegou”.

Vinicius Patel explicou como funciona o projeto. 

“Estamos apresentando o processo para a instalação de um hub, um complexo industrial baseado em hidrogênio verde e azul para a aplicação em produtos de baixa pegada de carbono, gerando várias possibilidades para o crescimento da região. Vamos ter quatro etapas de construção e teremos picos de picos de 3 mil pessoas contratadas. O projeto habilita o Estado do Rio de Janeiro como um dos grandes polos de produção de energia renovável e de insumos, com produtos de baixo carbono, fazendo com que o país, se fortaleça numa visão internacional.

Além de representantes do porto do Açu, estiveram ainda na reunião, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, o chefe de Gabinete do vice-prefeito, Marcelo Freire, subsecretário de Meio Ambiente, Renê Justen e o secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp