18/10/2023 às 18h11min - Atualizada em 18/10/2023 às 18h11min

Aberta a X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Jardim São Benedito

Evento conta com 91 instituições, sendo 61 escolas, e acontece até sexta-feira (20)

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Com o tema "Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável", a X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi aberta nesta quarta-feira (18), no Jardim São Benedito. O evento nacional tem a organização local da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), é gratuito e aberto ao público em geral. A banda da Seduct e a Creche Escola Municipal João Siqueira dos Santos, na Tapera, se apresentaram durante a abertura.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, deu as boas-vindas ao público presente, ao lado do secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino, que representou o prefeito Wladimir Garotinho. Também participaram da abertura a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; a atual vice-reitora e reitora eleita da Uenf para o próximo ano, Rosana Rodrigues; o pró-reitor eleito da Uenf, Fábio Olivares; pró-reitor do IFF, José Augusto Ferreira; e o vice-diretor da UFF, Rodrigo Monteiro. O subsecretário de Igualdade Racial, Gilberto Totinho; a assessora chefe da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Mello; e o subsecretário de Meio Ambiente, René Justen, também estiveram presentes.

O secretário de Educação ressaltou as mudanças ocorridas na Educação de Campos

 "Em 2021 era muito difícil ver o brilho nos olhos de nossos educadores. Hoje, através das reformas, obras de manutenção, entregas de laboratórios, valorização profissional, estamos vendo as transformações. Hoje, estamos vendo aqui crianças de 3 e 4 anos apresentando trabalhos de cultura e arte. E esses pequenininhos vão estar amanhã nas universidades. Essa feira é uma agenda que vale a pena conhecer nesses três dias. Tenho muito orgulho de fazer parte desse trabalho. A esperança voltou a fazer parte da educação municipal e esta vai ser uma semana de muita alegria e curiosidade. Temos muita coisa inovadora para mostrar", disse Marcelo.

Suledil Bernardino falou da importância do pensar científico.

 "Essa reflexão é fundamental porque é dessa massa crítica que vão sair os futuros cientistas do país. Fico muito feliz de estar aqui vendo esse movimento muito maior que o ano passado. Sem dúvida, ano que vem será ainda maior. Que seja uma semana profícua e cheia de descobertas", disse.

Suzana da Hora enfatizou o comprometimento do município com a educação e a tecnologia. 

"Quero agradecer ao prefeito Wladimir Garotinho e ao secretário Marcelo Feres por todo incentivo que têm dado à ciência em nosso município. A tecnologia hoje está cada vez mais presente na vida de todos e, por isso, é fundamental que faça parte do processo de ensino-aprendizagem de nossas unidades escolares", falou Suzana.

Coordenadora da Feira, Carla Salles falou sobre a polarização da ciência.

 "Essa é uma experiência grandiosa. Temos educadores comprometidos e essa participação das escolas representa uma experiência singular, que reúne Educação Infantil, universidades, empresários, todos mobilizados em torno de uma identidade mais cidadã, da inclusão social, autonomia do ensino e qualidade de vida. Nossa missão é transformar a vida de nossas crianças", falou Carla.

Universidades

Já Rodrigo Monteiro ressaltou a importância da feira, que é uma oportunidade para as universidades mostrarem seus trabalhos. 

"Estamos vendo aqui as universidades interagindo com a educação básica e tendo a oportunidade de expor suas práticas de produção cultural. É um momento fundamental para a universidade divulgar seus trabalhos e mostrar que é para todos", disse Rodrigo.

Rosana Rodrigues também falou sobre a Uenf estar de portas abertas para a comunidade. 

"Temos um projeto na universidade que recebe a comunidade para conhecer a Uenf. Os professores podem levar seus alunos para conhecer todo o espaço. Esse evento realmente é muito importante para fomentar essa aproximação com a comunidade, pois, somente através da educação, um município se desenvolve de forma plena. Temos que sair dos campus e fazer o que estamos fazendo hoje, compartilhando e trocando saberes", comentou Rosana.

José Augusto pontuou que esse é um dos eventos mais importantes do Brasil.
 
"Estamos demonstrando nossa capacidade de produzir ciência e tecnologia. Fiquei muito emocionado ao ver crianças de 3 e 4 anos apresentando trabalhos. Isso vai mudar para sempre a vida dela, podendo ser um ser humano brilhante e criativo", comentou.

O evento será realizado até sexta-feira (20). Durante esses três dias, além de diversas atividades, haverá a IX Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos dos Goytacazes (FEMUCTI) e a IV Feira de Ciências do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Cerca de 91 órgãos, empresas privadas, instituições, universidades públicas e privadas, autarquias, além de escolas municipais, estaduais e particulares participam da programação.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp