11/10/2023 às 09h47min - Atualizada em 11/10/2023 às 09h47min
Equipe médica realiza mais uma captação de órgãos após morte encefálica de paciente de 31 anos
Após autorização da família, a equipe médica captou o coração, rins e fígado de um homem, morador do Parque Eldorado, em Guarus
Jornal Aurora - Redação
PMCG
Nesta terça-feira (10), o NF-Transplantes, programa da Secretaria Municipal de Saúde, vinculado ao Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET-RJ), contabilizou mais uma captação de órgãos no Hospital Ferreira Machado (HFM), a nona de 2023.
A família do paciente, um homem de 31 anos, residente no Parque Eldorado, em Guarus, autorizou, sem restrições, a doação dos órgãos, que resultou na captação do coração, rins e fígado, que vão beneficiar quatro receptores cadastrados no PET, de acordo com critérios técnicos e clínicos.
Somente em 2023, segundo Luiz Cosmelli, psicólogo do NF-Transplantes, foram captados 03 corações, 04 córneas, 07 fígados e 18 rins, totalizando 32 órgãos disponíveis para transplante.
“Agradecemos aos familiares, às equipes envolvidas no processo e a mídia pela divulgação e apoio ao nosso trabalho de salvar e/ou melhorar qualidade de vida dos que necessitam do transplante”, disse Cosmelli.