11/10/2023 às 09h24min - Atualizada em 11/10/2023 às 09h24min

Campos sedia a I Feira Regional da Reforma Agrária e destaca avanços

Feira, promovida pela Coordenação Nacional do MST, passou a ter uma edição regional em Campos por ser o município que concentra 40% dos assentamentos da reforma agrária do estado do Rio

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Campos foi escolhido para sediar a I Feira Regional da Reforma Agrária. Nesta segunda (09) e terça-feira (10), cerca de três toneladas de alimentos produzidos nos assentamentos do município estão sendo comercializados no Calçadão do Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro. A Feira, promovida pela Coordenação Nacional do MST, passou a ter uma edição regional em Campos por ser o município que concentra 40% dos assentamentos da reforma agrária do estado do Rio, com mais de 1.100 famílias vivendo da produção da agricultura familiar. O evento tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretara de Agricultura, Pecuária e Pesca.

Trinta agricultores e produtores familiares dos 10 assentamentos de Campos participam da feira. A secretaria cedeu barracas e tendas e mobilizou os feirantes. São 16 barracas com alimentos diversos, inclusive produtos agroecológicos e fitoterápicos.

“Nosso principal público é o agricultor familiar, o pequeno produtor. A gente tem trabalhado muito para promover a regularização fundiária, garantir assistência técnica e gerencial para incentivar e auxiliar os agricultores a diversificarem sua produção. Temos criado pontos de comercialização com as Feiras da Agricultura Familiar e do Pescado, as Feiras da Roça. Estamos criando infraestrutura para o campo, melhorando as estradas e elevando a qualidade de vida da população rural, e beneficiando os que vivem da atividade agrícola com estradas boas para o escoamento da produção. O objetivo é assistir nossos agricultores para que eles caminhem com as próprias pernas, não dependam de atravessadores, fortaleçam e diversifiquem a produção agrícola, gerando, dessa forma, desenvolvimento para o interior. Temos 11 dos 53 assentamentos do estado e 1.103 famílias vivem da agricultura familiar em Campos. Por isso, apoiar feiras como a da Reforma Agrária é fortalecer a agricultura do nosso município”, declarou o secretário Almy Júnior.

O secretário de Agricultura participou da abertura da feira e debateu as políticas públicas para a reforma agrária em mesa redonda com a deputada estadual Marina do MST e o representante da Emater-Rio Marcelo Erbas.

Para o agricultor José Carlos da Silva dos Santos, do assentamento Dandara dos Palmares, no distrito de Morro do Coco, o apoio da Prefeitura à Feira da Reforma Agrária foi fundamental. "É essencial ter um espaço para mostrar o que produzimos nos assentamentos, a importância da agricultura familiar, que é a que bota comida na mesa do povo. Esse apoio da Prefeitura é fundamental para que os assentamentos se desenvolvam e para melhorar a vida das famílias assentadas que trabalham no campo e vivem da agricultura", disse José.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp