09/10/2023 às 14h16min - Atualizada em 09/10/2023 às 14h16min

Outubro Rosa: Mulheres podem agendar triagem de ressonância e ultrassom de mama

A medida faz parte da programação do Outubro Rosa e, para isso, basta acessar o link na matéria abaixo ou direto no Portal da Prefeitura a partir desta sexta-feira

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Mulheres que estão na fila do sistema municipal da Secretaria de Saúde aguardando para fazer o exame de ultrassonografia e ressonância de mama, já podem fazer o agendamento para triagem. Para isso, basta acessar o link (AQUI) ou direto no Portal da Prefeitura, a partir desta sexta-feira (6). A medida faz parte da programação do Outubro Rosa, cuja campanha deste ano tem como foco principal a discussão dos desafios da detecção precoce da doença no município.

A diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, explica que após o agendamento online, as mulheres terão que comparecer à sala 6 do Núcleo de Controle e Avaliação no dia e horário marcados para a triagem. O endereço é Rua Voluntários da Pátria, nº 184, no Centro.

“Pedimos a elas que levem seus exames anteriores e pedidos de exames para que sejam avaliados por uma equipe técnica para a definição da necessidade e encaminhamento ou agendamento quando necessário”, afirmou Bruna.

A triagem, que tem como principal objetivo dar celeridade aos casos mais urgentes, será realizada por uma equipe de enfermeiras do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA) entre os dias 17 e 27 de outubro, exceto final de semana. O horário de atendimento será das 9h às 11h e 13h às 16h.

“A equipe de triagem estará recebendo as pacientes agendadas através do site para avaliação dos exames anteriores e pedidos médicos pendentes para direcionar para acompanhamento ginecológico, para atendimento com mastologista ou para um dos UNACONs (Unidades de Alta Complexidade em Oncologia). Caso não possua nenhum exame anterior, estaremos solicitando o agendamento da mamografia”, explica a coordenadora do PAISMCA, Rayssa Gonçalves Machado.

Rayssa explica ainda que a triagem se faz necessária para avaliar casos que precisam de uma solução mais rápida. “Algumas mulheres possuem pedidos de ultrassonografia equivocadamente e com a triagem a gente consegue separá-las por grupos e fazer um atendimento mais especializado”, disse.

O agendamento é exclusivo às mulheres que estão aguardando na fila. Para os pedidos novos, o atendimento vai acontecer num segundo momento da programação do Outubro Rosa, quando será aberta uma outra agenda.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp