05/10/2023 às 14h56min - Atualizada em 05/10/2023 às 14h56min

Aberto Seminário Energy Day que debate mudanças na matriz energética

O evento idealizado pela Ompetro reúne autoridades, investidores e representantes das instituições do setor energético, da comunidade acadêmica e do setor produtivo, incluindo startups

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Apontar os caminhos para a transição da matriz energética e apresentar oportunidades de negócios, geração de empregos e riquezas na esteira da inovação tecnológica. Esse é o objetivo do Energy Day, que teve início na manhã desta quinta-feira (05), no Teatro do Sesi (Serviço Social da Indústria), em Guarus. 

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo), prefeito Wladimir Garotinho; subsecretário de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto; secretário Municipal de Petróleo, Energia e Inovação e secretário executivo da Ompetro, Marcelo Neves; Coordenador Regional do Sebrae, Guilherme Reche; presidente da Firjan NF, Francisco Roberto de Siqueira; e pelo Prefeito de Casimiro de Abreu e tesoureiro da Ompetro, Ramon Gidalte. 

O evento idealizado pela Ompetro reúne autoridades, investidores e representantes das instituições do setor energético, da comunidade acadêmica e do setor produtivo, incluindo startups.

O prefeito Wladimir Garotinho falou sobre o caminho que Campos está seguindo na transformação da matriz energética, lembrando das duas usinas solares inauguradas nesta quarta-feira (04), que somam potência total de 6 MW, suficiente para atender 7 mil residências.

"Campos hoje é a segunda cidade do Estado do Rio em geração de energia solar. Muito em breve devemos ser a primeira, perdendo apenas para a capital. Ontem inauguramos duas usinas, Mombaça I e II, que têm capacidade de atender a 7 mil residências. A gente está fazendo essa transição energética. Campos sempre foi a capital do petróleo, a capital da energia poluente e agora, na transição energética, a capital da energia limpa. Temos em operação mais de 20 usinas solares no município e temos previsão de pelo menos mais 10, que estão aguardando a Enel fazer a operação de carga de energia necessária para a instalação das usinas solares", disse Wladimir.

O subsecretário de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, parabenizou as iniciativas da Prefeitura para o desenvolvimento da energia limpa, sem deixar de lado o petróleo.

“Quero parabenizar por mais essa parceria do Estado e da Prefeitura em busca do desenvolvimento e da empregabilidade. Semana passada tivemos aqui a formatura de um grupo de jovens que está se requalificando para atuar no setor de petróleo, em uma parceria nossa. O evento de hoje marca um novo momento para a cidade de Campos, um novo momento para a região, um momento aonde Campos olha para seu futuro e investe naquilo que está sendo discutido no mundo todo, que são as energias renováveis, mas sem esquecer do petróleo, que vai ser fundamental para sustentar economicamente todo esse processo de transição energética".

A transição ocorre mediante a necessidade de se buscar fontes alternativas (de energias limpas) para proteger o meio ambiente e por questão de competitividade que implica na redução do custo com energia. Campos e municípios da região se destacam no Estado como região estratégica para empreendimentos de novas matrizes de geração de energia limpa, seja pela matriz eólica, fotovoltaica e biomassa, em função da intensidade solar em áreas planas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp