05/10/2023 às 10h05min - Atualizada em 05/10/2023 às 10h05min

Outubro Rosa terá programação especial em Campos

Haverá capacitação dos profissionais que atuam na UBS e UBSF, simpósio e ampliação das vagas e horário para a realização de mamografia e outros exames de diagnóstico

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma programação especial para marcar a campanha Outubro Rosa, que visa chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse ano, a campanha tem como foco principal a discussão dos desafios da detecção precoce da doença no município.

Além de capacitação dos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), haverá simpósio nas redes pública e privada, ampliação das vagas e horário para a realização de mamografia e outros exames de diagnóstico e a implementação de políticas contínuas para acelerar a entrada das pacientes no tratamento.

A partir do dia 15, segundo a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, o Núcleo de Controle e Avaliação estará convocando as mulheres que se encontram em fila para o exame de ultrassonografia de mama e ressonância de mama para que realizem o agendamento por meio do site da Prefeitura.

“Após o agendamento, essas mulheres terão que comparecer ao Núcleo no dia e horário marcados para a triagem. Pedimos a elas que levem seus exames anteriores e pedidos de exames para que sejam avaliados por uma equipe técnica para a definição da necessidade e encaminhamento ou agendamento quando necessário”, afirmou Bruna, destacando que é importante ressaltar que muitas pacientes possuem exames indicados equivocadamente e acabam ficando em fila sem necessidade, causando um estrangulamento nas agendas e tirando a possibilidade de diagnóstico de pacientes que realmente precisam.

Bruna disse, ainda, que o município também vai abrir agenda em horários especiais para novos pedidos. “Para os pedidos novos, o atendimento vai acontecer de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 13h, no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM). Serão disponibilizados 2.500 exames”, disse Bruna.

Desde janeiro de 2021, 28.136 mulheres fizeram mamografia no município. Somente em 2023, 6.803 exames já foram realizados. Também desde janeiro de 2021 foram feitas 6.334 ultrassonografias de mama, sendo 1.428 em 2023; além de 541 exames de ressonância (desde 2021) e 133 até o momento. Existem atualmente em Campos, 1.521 pacientes em vigência de tratamento contra o câncer nas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).

A programação do Outubro Rosa consta de capacitação de médicos e enfermeiros das UBS e UBSF sobre avaliação da mama e coleta de preventivo. “O objetivo da capacitação será orientar os profissionais quanto ao novo fluxo de atendimento às mulheres que chegam às unidades de saúde. Se essa paciente, por exemplo, relatar dor ou a percepção de algum nódulo na mama, eles saberão para onde encaminhá-la”, explicou a coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), Rayssa Gonçalves Machado, ressaltando que os profissionais preencherão um formulário antes e depois do treinamento.

“Queremos saber qual foi o grau de absorção do conteúdo”, acrescentou. Ela disse, ainda, que toda a equipe que atua nas unidades de saúde, do técnico de enfermagem ao pessoal administrativo, passará pelo treinamento. No dia 11, das 13h às 17h, acontecerá um simpósio aberto ao público no anfiteatro da Faculdade de Medicina. Serão realizadas várias palestras.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp