03/10/2023 às 12h33min - Atualizada em 03/10/2023 às 12h33min

Aulas gratuitas de equoterapia para todas as idades em Campos

Atividades acontecem às segundas, quartas e sextas, de 8h às 17h, no Asilo Nossa Senhora do Carmo. Para se inscrever é preciso RG, CPF, comprovante de residência e cópia do laudo médico atestando a necessidade da terapia

Jornal Aurora - Redação
PMCG

O Projeto Movimento é Vida/Esporte Vida, elaborado pelo prefeito Wladimir Garotinho durante o mandato como deputado federal e que atualmente está ligado à Prefeitura de Campos, está com vagas abertas para aulas de Equoterapia. As atividades acontecem às segundas, quartas e sextas, de 8h às 17h, no Asilo Nossa Senhora do Carmo.
Segundo o coordenador do Projeto, Leonardo Mantena, a equoterapia é um desejo antigo por parte da coordenação geral do Movimento é Vida/Esporte Vida, devido à alta demanda que a cidade possui. 

“Como o Prefeito Wladimir Garotinho sempre fala, uma das bandeiras de sua gestão é oferecer inclusão social aos que precisam. E o nosso projeto segue o mesmo pensamento. Com isso, entendendo que a demanda da nossa cidade na Equoterapia era grande, decidimos implantar e oferecer gratuitamente dentro do projeto. Em poucas semanas já estamos conseguindo ouvir de alguns responsáveis que seus filhos já estão apresentando evolução. Isso não tem preço”, afirmou Mantena.

O fisioterapeuta Thiago Coelho, que é um dos responsáveis pela Equoterapia, explicou a importância da terapia para o público PCD. “O cavalo funciona como um vetor direto de bemestar para os pacientes, auxiliando no equilíbrio, consciência corporal, além do ganho de autoestima nos praticantes. É um trabalho muito importante que o Projeto Movimento é Vida/Esporte Vida está realizando, pois a Equoterapia é um mecanismo caro, que chega a custar cerca de R$ 90.00 por sessão. E muitas famílias não possuem condições de pagar. Cada sessão dura em média de 20 a 30 minutos e o aluno é acompanhado de perto por um fisioterapeuta, que auxilia ainda mais no desenvolvimento dos assistidos”, explicou.

A cabelereira Angélica Monteiro é mãe do Samuel, que possui o Transtorno do Espectro Autista. Ela explicou que o filho foi diagnosticado ainda criança e logo iniciou o tratamento aos 3 anos. Depois de muito tempo sem ter o serviço de forma gratuita, Angélica se emocionou ao saber que teria novamente a chance de oferecer um tratamento ao seu filho, que auxiliou muito no seu desenvolvimento. “Estou emocionada de saber que a prefeitura junto com o Projeto Movimento é Vida/Esporte Vida está oferecendo de forma gratuita a Equoterapia. O Samuel teve um desenvolvimento muito grande durante o tempo em que fez a atividade e tenho a certeza de que com esse retorno ele vai evoluir muito mais. O carinho dele com o animal, o carinho do pessoal do projeto com o Samuel, tudo isso é muito lindo de se ver e acompanhar. Só temos a agradecer ao Prefeito Wladimir Garotinho por nos oferecer essa oportunidade. Estamos muito felizes”, declarou.

Para se inscrever, os interessados devem levar RG, CPF, comprovante de residência e cópia do laudo médico atestando a necessidade da terapia. Em caso de menor, é preciso que seja anexado os documentos pessoais do responsável. Em princípio estão sendo ofertadas 40 vagas, podendo ter um aumento em caso de maior procura. Para mais informações, basta entrar com o número (22) 99762-4322.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp