21/09/2023 às 14h24min - Atualizada em 21/09/2023 às 14h24min

Programa FortaleSer oferece acompanhamento para vítimas de violência sexual

Atualmente, 121 crianças e adolescentes e suas famílias recebem acompanhamento do programa, que conta com equipe interdisciplinar

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Com objetivo de implementar ações de caráter preventivo, protetivo, de acompanhamento psicoterapêutico, social e psicopedagógico às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, de modo a superar e/ou minimizar os possíveis traumas decorrentes da violência sofrida, funciona em Campos o Programa FortaleSer, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). 

Atualmente, 121 crianças e adolescentes e suas famílias recebem acompanhamento do programa, que conta com equipe interdisciplinar. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses. 

As vítimas chegam ao programa encaminhadas pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas I, II e III). O Programa FortaleSer realiza, durante o ano, palestras e ações de conscientização contra a violência infantil, incluindo as que acontecem em parceria com a Rede de Proteção do Município. No Maio Laranja, é marcado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no dia 15, visando mobilizar, sensibilizar e orientar a sociedade para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. 

- A prevenção é considerada a principal estratégia para evitar que mais crianças e adolescentes se tornem vítimas da Violência Sexual. Para isso, é fundamental ter o envolvimento da família, escola, instituições e sociedade. O Programa FortaleSER, além do trabalho de atendimento, cuidado e acolhimento das vítimas de Violência Sexual, também realiza ações de cunho preventivo em escolas e instituições – destaca a coordenadora do FortaleSer, Valéria Peçanha.

Em caso de violência contra crianças e adolescentes, denúncias podem ser feitas de forma anônima, através do Disque 100, ou indo a um núcleo do Conselho Tutelar mais próximo.  O município também criou uma cartilha educativa, que está disponível no Portal da Prefeitura de Campos wwwcampos.rj.gov.br com informações sobre o programa e telefones para denúncias. Veja o link AQUI

REDE DE APOIO – Também faz parte da Rede de Apoio do município para acompanhamento a crianças e adolescentes vítima de violência sexual o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência (CAAC), que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM) desde 12 de outubro de 2021. No local, a criança e o adolescente são atendidos por uma equipe multidisciplinar, entre assistente social, psicólogos, pediatras, médicos legistas e policiais civis, que fazem o registro de ocorrência. O serviço está ativo 24h por dia, de segunda a domingo.
 
O CAAC tem o objetivo de resgatar a integridade e dignidade emocional das vítimas de violência e abuso sexual, além de promover o registro da ocorrência criminal, a entrevista investigativa e a realização da prova pericial, agilizando o processo e garantindo menos exposição das vítimas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90