19/09/2023 às 18h05min - Atualizada em 19/09/2023 às 18h05min

São João da Barra realiza o 1º Festival Nacional de Dança a partir desta quinta

O evento vai contar com bailarinos independentes, academias, escolas de dança, grupos ou companhias de dança, profissionais ou amadores, de todo território nacional. A premiação total é de R$ 30 mil.

Jornal Aurora - Redação
G1
A cidade de São João da Barra vai promover o 1º Festival Nacional de Dança entre os dias 21 e 24 de setembro.

O evento irá contar com bailarinos independentes, academias, escolas de dança, grupos ou companhias de dança, profissionais ou amadores, de todo território nacional. A premiação total é de R$ 30 mil, distribuída nos gêneros balé clássico de repertório, balé neoclássico, dança contemporânea, jazz, dança do ventre, danças urbanas e dança de salão, esta última voltada apenas para adulto. Haverá premiação também para os destaques.

A primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Claudia Mota, será a grande atração do Festival. A premiada profissional acompanhou em Madri a comitiva da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa no projeto de internacionalização da cultura fluminense.

No Festival, ela vai ministrar o workshop “Balé clássico – intermediário e avançado”, no domingo (24), às 10h, com vagas limitadas e prioritárias para os inscritos. Após a aula haverá um bate-papo com as participantes.

Claudia já foi eleita a melhor bailarina da América Latina e ministra regularmente workshops no Uruguai, Portugal, Alemanha, além de ser formada em “Excelência da Técnica Cubana” pelo renomado professor cubano Fernando Alonso.

O evento é realizado pela Secretaria de Cultura com o apoio do Sesc-RJ. As apresentações vão ocorrer no Hotel Sesc Grussaí.

Gil Miranda, secretário de Cultura de São João da Barra, explica que a ideia é promover um festival que traga conforto, organização, parcerias importantes, sem deixar de lado a competitividade e originalidade dos participantes.

“Estamos trabalhando em todos os detalhes em nosso primeiro festival para que ele já faça parte do calendário nacional da dança”, informa.

Outra parceria do Festival é com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que irá trazer workshops, com a presença de seus bailarinos Anderson Dionísio e Carlos Cabral, ambos com aperfeiçoamento internacional em países como Cuba, França, Rússia, Polônia e Estados Unidos.

Eles também se destacaram em papeis importantes no Lago dos Cisnes, Dom Quixote, O Quebra Nozes, dentre outros espetáculos, e trabalharam com nomes como Olga Evreinoff, Natália Makarova, Débora Colker, Yhelena Pankova e Ana Botafogo.

Outras atrações - O Festival contará com diversas atrações. No dia da abertura, 21, às 21h, haverá a apresentação do espetáculo “Tekoha – onde nasce a felicidade” da quadrilha temática Sonho, Amor e Fantasia. Além disso, haverá quatro workshops com nomes renomados da dança no cenário nacional e internacional. As vagas são limitadas com prioridade para os inscritos no Festival e a ordem de chegada. O workshop “Dança do Ventre” acontece no sábado, às 10h, ministrado por Eliza Fari. Neste mesmo dia, às 11h, acontecem paralelamente o workshop “Variação de Repertório” com o bailarino Carlos Cabral e “Danças Urbanas” com Michell Baes. Já no domingo, às 11h, o bailarino Anderson Dionísio ministra o workshop “Dança Contemporânea”.

Entrada - O Hotel Sesc Grussaí está sendo preparado para receber o Festival. O acesso ao evento ocorrerá pelo portão lateral ao da entrada principal. A instituição disponibilizou descontos para hospedagem dos inscritos e seus acompanhantes. O público que quiser assistir deverá trocar o ingresso com antecedência com 1kg de alimento não-perecível a partir do primeiro dia do evento, mas é possível chegar com uma hora de antecedência para ter acesso ao Festival correndo o risco de lotação máxima.

Confira a programação

21/09 (Quinta Feira)
21h - Espetáculo de Abertura: "Tekoha – onde nasce a felicidade. Apresentação pela quadrilha temática Sonho, Amor e Fantasia.

22/09 (Sábado)
10h - Workshop "Dança do Ventre" com Eliza Fari.
11h - Workshops Paralelos
Workshop "Variação de Repertório" com o bailarino Carlos Cabral.
Workshop "Danças Urbanas" com Michell Baes.

23/09 (Domingo)
11h - Workshop "Dança Contemporânea" com o bailarino Anderson Dionísio.
 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp