19/09/2023 às 11h30min - Atualizada em 19/09/2023 às 11h30min

Novos profissionais do Progama Mais Médicos já começam a se apresentar em Campos

O anúncio da chegada de mais 45 médicos do programa para o fortalecimento da rede de Atenção Primária à Saúde (APS) foi feito pelo Prefeito Wladimir Garotinho em julho deste ano

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Os novos médicos selecionados do Programa do Governo Federal Mais Médicos, que irão atuar nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de Campos, têm até a próxima quinta-feira (21) para a entrega da documentação exigida pelo Ministério da Saúde na Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais deverão se dirigir à Subsecretaria de Atenção Primária, que funciona no Centro de Saúde.

O anúncio de mais 45 médicos para o fortalecimento da rede de Atenção Primária à Saúde (APS) foi feito pelo Prefeito Wladimir Garotinho, em 18 de julho deste ano, durante o lançamento do 6° Mutirão da Saúde.

Após a retomada e ampliação do programa na modalidade de coparticipação de estados e municípios pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura solicitou a vinda dos 45 médicos para Campos, atualmente com 26 profissionais atuando nas UBSF. Nesse primeiro momento, segundo o subsecretário de Atenção Primária, médico pediatra Benedito Pereira Martins, o município vai receber 30 médicos, que já confirmaram interesse na vaga junto ao Governo Federal.

A entrega dos documentos começou na segunda-feira (18) e seis profissionais se apresentaram. Benedito lembra que os médicos que atuam nas unidades do município têm até o próximo dia 22 para solicitar o remanejamento para outra UBSF. “Para o remanejamento eles deverão comparecer à Diretoria de Gestão de Pessoas da secretaria de Saúde. A escolha da nova unidade, caso optem pela troca, ocorrerá entre os dias 25 e 28”, explicou o subsecretário.

Já os médicos que estão chegando serão acolhidos pelas autoridades da área de saúde do município, em cerimônia a ser realizada no dia 29 de setembro, das 9h às 12h, no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), sede da Prefeitura. Após a composição da mesa de abertura, serão ministradas três palestras. Às 9h30, a professora de Atenção Primária à Saúde (APS) da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Micaela Albertine, vai falar sobre “Estratégia Saúde da Família: Prevenção e Promoção de Saúde nos territórios”.

A médica da equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBSF do Parque Imperial, Juliana Borges de Oliveira, abordará “O trabalho do profissional médico nas equipes ESF”, enquanto o farmacêutico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Alexandre Sereno falará sobre “A rede de saúde pública de Campos dos Goytacazes”.

Benedito disse ainda que, antes dos novos médicos começarem a trabalhar, eles passarão por uma capacitação nos primeiros 15 dias de outubro. “A capacitação será com base nos indicadores Previne Brasil, Pré-Natal de Baixo Risco, Tuberculose, Hanseníase, Sífilis, Hipertensão e Diabetes”, afirmou o médico, ressaltando que os profissionais vão atuar por 4 anos no município. “Ao final, eles receberão titulação em Medicina de Família e Comunidade”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp