19/09/2023 às 09h53min - Atualizada em 19/09/2023 às 09h53min

Semana Nacional de Trânsito tem início em Campos com ação educativa

A ação teve o intuito de comunicar a importância da segurança viária e promover uma mudança de comportamento nas vias locais

Jonal Aurora - Redação
PMCG
A Prefeitura de Campos, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), iniciou nesta segunda-feira (18) a Semana Nacional de Trânsito 2023 com Blitz Educativa Motorista Seguro, ação realizada em parceria com Arteris Fluminense, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Sest Senat, Guarda Civil Municipal (GCM), Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A blitz aconteceu na Rua Rocha Leão, na frente do Hospital Ferreira Machado (HFM). A Semana tem como tema “No trânsito, escolha a vida” e seguirá até a próxima sexta-feira (22), no Dia Mundial Sem Carro.

O principal objetivo da blitz foi sensibilizar os motoristas sobre a importância da responsabilidade no trânsito, visando à redução de acidentes e a preservação de vidas. Além disso, foram distribuídos panfletos informativos contendo dicas e saquinhos de lixo para carros, incentivando a manutenção da limpeza nas vias públicas e uma melhor convivência no trânsito.

Uma das estratégias adotadas pelo IMTT foi a exibição de um cartaz no sinal de trânsito em frente ao Hospital Ferreira Machado. Esse cartaz apresentava dados sobre os atendimentos a acidentados de trânsito na unidade hospitalar. Entre janeiro de 2022 até junho de 2023, aproximadamente 13 mil atendimentos foram realizados no HFM devido a acidentes de trânsito. Os números foram apresentados como um apelo à responsabilidade de cada indivíduo ao volante.

“Estaremos ao longo da semana desenvolvendo uma campanha de educação para o trânsito, lembrando o cidadão que escolher ser consciente no trânsito faz toda diferença pelas ruas e rodovias”, disse o presidente do IMTT, Nelson Godá, informando que a intenção final da campanha é consolidar a cultura da segurança viária pelo país, entre as atuais e futuras gerações.

Nelson esclareceu que, além de campanhas educativas ao longo do ano, o IMTT vem executando diversas ações com foco na segurança viária, como o Programa Asfalto Novo, que segue avançando cada vez mais e garantindo novos 45 mil metros quadrados de sinalização e cerca de 780 mil metros quadrados de novo asfalto em mais de 100 vias da área central.

“Também está em execução a renovação de metade do parque semafórico do município, com semáforos interligados, inteligentes, com conectividade, dando maior fluidez ao trânsito, e existe ainda um processo para fiscalização eletrônica que está em vias de licitação. Focando também na mobilidade ativa, a malha cicloviária de Campos, que hoje tem aproximadamente 55 quilômetros, foi ampliada pelo IMTT em 10 quilômetros, sendo qualificadas promovendo a integração das ciclovias. A previsão é que até 2024, o município chegará em 12 quilômetros ampliados entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, oferecendo mais segurança aos ciclistas”, pontuou o presidente.

Exposição da Semana Nacional do Trânsito – Durante a Semana Nacional do Trânsito, atividades educativas e preventivas estão programadas em Campos. Na próxima sexta-feira (22), o IMTT, em parceria com o HFM, vai realizar uma exposição sobre acidentes de trânsito no Boulevard Shopping, às 14h. A ação visa promover a segurança e a conscientização no trânsito.

“A população é incentivada a participar ativamente dessas atividades e a adotar comportamentos responsáveis no trânsito, contribuindo para a construção de um trânsito mais seguro e harmonioso para todos”, comentou o Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendente do HFM, Arthur Borges.

SEGUE A PROGRAMA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2023 EM CAMPOS:

Terça-Feira, 19 de Setembro

Evento: Blitz Educativa Motorista Seguro
Parceiros: ARTERIS Fluminense, PRF, SEST SENAT, GCM, ANTT e ACIC
Local: BR-101, subida da Ponte General Dutra
Horário: 15h às 17h;

Quarta-Feira, 20 de Setembro
Evento: Blitz Educativa Motociclista Seguro
Parceiros: ARTERIS Fluminense, PRF, SEST SENAT, GCM, ANTT e ACIC
Local: BR-101, ao lado da UPA
Horário: 10h às 12h;

Quinta-Feira, 21 de Setembro
Evento: IMTT + Perto de Você Local: Poço Gordo
Horário: 9h às 16h;

Sexta-Feira, 22 de Setembro
Evento: Blitz Educativa Ciclista Seguro - Dia Mundial Sem Carro
Parceiros: GCM e ACIC
Local: Ponte Barcelos Martins – Centro
Horário: 10 às 12h;

Sexta-Feira/Sábado/Domingo, 22 a 24 de Setembro
Abertura: 14h de sexta-feira (22)
Evento: Exposição “Os impactos dos acidentes de trânsito”
Parceiros: Shopping Boulevard, HFM, SEST SENAT
Local: Shopping Boulevard.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp