18/09/2023 às 11h32min - Atualizada em 18/09/2023 às 11h32min

Prefeitura de Campos começa cadastramento para transporte universitário gratuito

A frota de ônibus já está em Campos, foi adesivada e está aguardando a etapa atual de cadastramento para iniciar o atendimento aos alunos

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, a Prefeitura de Campos abriu nesta segunda-feira (18), o prazo para o cadastramento de alunos interessados em participar do Programa Municipal de Transporte Universitário. As inscrições prosseguem até o dia 28. O cadastro é on-line e voltado aos estudantes de universidades, faculdades, pós-graduação, cursos profissionalizantes e cursos técnicos que morem no interior do município e não têm condições de arcar com sua condução até as suas respectivas instituições de ensino. 

Para acessar o regulamento e o site de inscrição, acesse AQUI. A frota de ônibus já está em Campos, foi adesivada e está aguardando a etapa atual de cadastramento para iniciar o atendimento aos alunos.

O prefeito Wladimir Garotinho e o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, lançaram o Programa no início deste mês. Também serão contemplados os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. No entanto, o cadastramento desses estudantes está sendo feito diretamente nas unidades escolares, com apoio dos gestores.

A pedido do prefeito, um Grupo de Trabalho (GT) envolvendo representantes das universidades, dos diretórios acadêmicos e das escolas municipais, foi criado visando à construção coletiva de propostas para viabilizar as regras e critérios do cadastramento.

Segundo o chefe do Executivo, o objetivo é atender, gratuitamente, alunos dos distritos e bairros mais afastados do Centro da cidade. “Chamamos esse grupo para nos ajudarem a construir essa etapa do processo, de forma coletiva, apresentando sugestões e propostas. O transporte vai funcionar com um sistema de quilometragem livre e ficará à disposição dos estudantes de segunda a sexta-feira. Mas também poderemos atendê-los nos finais de semana e em eventos como congressos, cursos, seminários, mediante comunicação prévia”, informou o prefeito.

A medida é uma das ações previstas pelo Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Segundo o secretário Marcelo, o contrato prevê dois grupos: um com 10 rotas para os estudantes universitários e outro com 10 rotas para os alunos da EJA. Cerca de 60 localidades serão atendidas com o transporte da EJA, contemplando moradores dos bairros e localidades mais distantes do Centro da cidade, como Ribeiro do Amaro, Guandu, Nova Canaã, Farol de São Tomé, Dores de Macabu, entre outras.

“Apoiar a EJA e os estudantes universitários é um compromisso que deve ser cumprido com a Educação. No caso da EJA, o país tem uma dívida com essas pessoas que não conseguiram concluir seus estudos no tempo ideal. E a gente sabe da importância de trabalhar com a EJA, oferecendo o melhor para esses alunos e ainda associando a perspectiva ocupacional e a qualificação profissional”, disse o secretário. “Estamos, com isso, ajudando a eliminar as barreiras do aprendizado”, completou Marcelo Feres.

O subsecretário de Gestão Operacional, Nilo Manhães, explicou que, após o cadastro on-line, haverá validação dos dados informados junto às universidades. “A partir desses dados e da demanda que será apresentada no cadastramento, faremos as rotas dos ônibus. Esse é mais um passo importante da Prefeitura, visando melhorar a qualidade do ensino em Campos”, disse o subsecretário.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp