17/09/2023 às 20h24min - Atualizada em 17/09/2023 às 20h24min

Competição de pesca com caiaque movimenta o Cais da Lapa

A competição contou com esquema especial de segurança para a participação de 113 atletas dos municípios de Campos, Saquarema, São João da Barra, Niterói, Rio de Janeiro, Rio Bonito, Cabo Frio, Araruama e Guarapari.

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Cais da Lapa, às margens do Rio Paraíba do Sul, um dos mais belos cartões postais da Planície Goitacá e um dia lindo de sol. Este foi o cenário encontrado pelos competidores do 1º Torneio de Pesca com Caiaque, que aconteceu neste domingo (17), na cidade de Campos dos Goytacazes. A modalidade é esportiva e vale destacar que todos os peixes foram devolvidos para a água. Com o torneio, foi possível, ao mesmo tempo, fomentar o turismo local, movimentando o comércio e a economia, além de divulgar a nossa pesca e mostrar aos visitantes as belezas naturais de Campos.

A competição contou com a participação de 113 atletas que disputaram as categorias Pesca de Remo, Pesca de Motor e Pesca de Pedal, representando os municípios de Campos, Saquarema, São João da Barra, Niterói, Rio de Janeiro, Rio Bonito, Cabo Frio, Araruama e Guarapari. Para participar do torneio, cada participante doou 1Kg de alimento não perecível e toda a arrecadação será revertida para instituições sociais que atuam no município. Mais de 500 pessoas estiveram presentes na Lapa, prestigiando o evento que acontece de forma inédita na cidade.

O secretário de Ordem Pública, Jackson Sousa, ressaltou a importância da competição para o estímulo à visibilidade e movimentação da economia da região e disse que a equipe estava totalmente empenhada em cuidar desse evento para que a segurança fosse o ponto alto do dia, que foi todo organizado pela Prefeitura de Campos, por meio das Secretarias de Ordem Pública, Turismo, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e Guarda Civil Municipal.

"Os organizadores buscaram a Ordem Pública e convidamos as outras secretarias para que pudéssemos apoiar juntos esse evento. Toda essa galera que curte a pesca esportiva cuida do meio ambiente e ainda promove benefícios para a cidade com essas torneios. Uma forma de movimentar o Cais da Lapa".

A região da Lapa ficou movimentada como o campista gosta de ver e os ambulantes também ficaram bastante satisfeitos. Houve um esquema de organização exclusivo para que eles pudessem trabalhar de forma ordenada. Bruna Martins é ambulante há cinco anos e não foi sozinha vender. Ela trabalha junto com a família com a venda de açaí e bebidas. Ela disse que levou a quantidade de produtos que costuma carregar nos eventos em que participa, vendeu tudo e saiu feliz com o saldo do domingo: "Não esperava tanto movimento e fiquei sem bebidas para continuar vendendo. Valeu a pena sair de casa para vir para cá. Ambiente familiar, respeito ao próximo e, principalmente a nós, ambulantes, que fomos muito bem tratados por toda a equipe da Ordem Pública".

André Paco e Anderson Cabeludo são amigos, empresários e já estão no ramo da pesca há mais de 30 anos. Anderson tem 10 anos só de prática da pesca com caiaque e hoje foi dia de participar deste momento em uma cidade diferente. A surpresa foi boa: "Esse é o primeiro evento de competição de água doce que a gente participa e, sinceramente, não tínhamos noção da estrutura que Campos planejou para nos receber. Sem contar na organização do início ao fim. Estamos muito satisfeitos", disseram eles que aprovaram o torneio. 

"Eu simplesmente amei a organização e o cenário do Rio Paraíba do Sul para esta modalidade. Eu já ando de caiaque há um tempo, mas nunca participei pescando e tive esse prazer hoje, junto com o meu marido. A sensação de estar no meio do Rio é como se eu me desligasse do mundo aqui fora. Parabéns a todos pela estrutura do evento", disse Ângela Rocha, faturista hospitalar, que veio com o marido de Araruama para participar do evento. 

Mas o dia foi bom não só para quem esteve nas águas do Paraíba. O comércio aproveitou para lucrar com a competição e o resultado, agradou quem vive, sob outra ótica, mas também da pesca: "Esses eventos ajudam e muito a quem, como eu, trabalha com a venda de produtos e acessórios para a pesca. A equipe da Ordem Pública nos auxiliou o tempo todo, nos ajudou com a estrutura e delimitou os espaços. É uma oportunidade de fazer uma renda a mais, fora as experiências e pessoas que conhecemos durante o torneio. Todo mundo sai ganhando", disse o comerciante Vinícius Manhães.

Para Rui Saldanha, organizador do evento e representante do grupo Caiaqueiros do Interior do Estado do Rio de Janeiro, o sentimento foi de emoção e gratidão pelo dia de hoje. "Quando deu a largada, eu pensei na hora que era um sonho realizado. Ter o nosso esporte ganhando um lugar de destaque dentro da minha cidade é muito emocionante. Sem contar que a cada peixe, grande e bonito pescado no Rio Paraíba, mostramos para todos quanta vida há nesse rio tão importante para todo país."

Peixes com quase 70cm foram fisgados durante a competição. Os vencedores  levaram para casa materiais de pesca e muitas histórias para contar.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp