13/09/2023 às 19h29min - Atualizada em 13/09/2023 às 19h29min

Campos tem programação no 'Setembro Amarelo' para prevenir o suicídio

Programa de Saúde Mental intensifica ações de conscientização e apoio à comunidade

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A equipe do Programa de Saúde Mental, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Campos, está se mobilizando durante o "Setembro Amarelo" para conscientizar a população sobre a importância de abordar e prevenir o suicídio.

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio ocorreu no último domingo (10) e o mês todo é dedicado a ações que alertam para essa preocupante questão de saúde pública.

Diversas ações, atividades e campanhas serão realizadas em vários espaços de Campos, visando disseminar informações cruciais sobre o suicídio, suas causas, sintomas e formas de prevenção.

A assessora chefe do programa, a psiquiatra Lana Maria Pereira da Silva, enfatiza a gravidade do problema e a importância da informação para a redução dos casos.

“Todo dia se trabalha o suicídio, mas setembro foi o mês escolhido para intensificar as ações. O 'Setembro Amarelo' foi abraçado em vários países e acabou se transformando em uma campanha com a finalidade de chamar a atenção para o problema. Aqui em Campos criamos mecanismos todos os anos a fim de reduzir esse quantitativo”, destacou a médica.

Para 2023, o lema da campanha é "Se precisar, peça ajuda!". A coordenadora da Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI), Lilian Monsores, ressalta que o suicídio é um problema complexo e multifatorial que afeta pessoas em todo o mundo, causando sérios danos à sociedade.

“Se faz necessário quebrar o tabu, falar sobre o tema e mostrar empatia e acolhimento às pessoas que estão passando por momentos difíceis. O suicídio pode atingir qualquer pessoa, independente de idade, gênero, classe social ou raça. Por isso, é fundamental estarmos atentos aos sinais e oferecermos ajuda e apoio”, reforçou.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Campos está estruturada com quatro Caps, cinco Residências Terapêuticas (RTs), uma Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI), Serviço de Matriciamento, Serviço de Desinstitucionalização e Ambulatório Ampliado de Saúde Mental.

“Se você está passando por dificuldades ou conhece alguém que está enfrentando esse desafio, não fique em silêncio. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou o Centro de Atenção Psicossocial”, orientou Lilia Monsores.

Programação do 'Setembro Amarelo'
  • Dias 11, 12, 18, 22, 25 e 26 – Ideação Suicida (Reuniões nas RTs, presenciais e online)
  • Dia 12, às 14h - Roda de conversa no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas II) – O Trabalho do Caps III em Tempos de Pós pandemia
  • Dia 13, às 9h - Palestra na sede da Secretaria Municipal de Saúde – Cuidar de quem Cuida: Humanizando o Atendimento
  • Dia 14, às 14h - Palestra e música no Hospital Geral de Guarus (HGG) – Valorizando a Vida
  • Dia 19, às 14h - Palestra: A vida é a melhor escolha, no Centro de Saúde do Centro – Todos pela Vida
  • Dia 19, às 14h - Palestra na Obra do Salvador – Setembro Amarelo, é Preciso Falar Sobre
  • Dia 20, às 12h - Acolhimento e escuta no Restaurante do Povo
  • Dia 21, às 14h - Palestra e música no Asilo do Carmo – Valorização da Vida
  • Dia 22, às 9h - Oficina com adolescentes no Jardim do Liceu – Expressão das Emoções
  • Dia 26, às 14h - Palestra: A vida é a melhor escolha no Centro de Saúde de Guarus – Todos pela Vida
  • Dia 28, às 14h - Palestra: A importância da Abordagem da Depressão na Saúde do Trabalhador: Prevenção e cuidados, no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA)
  • Dia 29, às 8h30 - Roda de conversa: Como auxiliar um colega interno em situação de sofrimento, no Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (Degase)
  • Dia 29, às 15h - Palestra no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Carioca – Valorização da Vida

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp