12/09/2023 às 19h25min - Atualizada em 12/09/2023 às 19h25min

Últimos dias para atualização da caderneta de vacinas das crianças e adolescentes

A Campanha Nacional de e Multivacinação termina na sexta-feira, dia 15. Público-alvo pode ser vacinados em um dos 37 polos no município

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Encerra nesta semana a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes. Os pais e responsáveis têm até a próxima sexta-feira (15) para levar seus filhos para serem vacinados em qualquer um dos 35 polos de vacinação distribuídos pelo município que atendem das 8h30 às 16h ou na Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 20h, e na Clínica da Criança, das 9h às 18h.

De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, do dia 23 de agosto, quando foi iniciada a campanha, até o momento, foram aplicadas 9.994 doses das vacinas que compõem o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. O objetivo da campanha é aumentar os índices de imunização de crianças e adolescentes de até 15 anos completos.

“É extremamente importante que todas as crianças e adolescentes estejam vacinados contra diversas doenças que podem deixar sequelas para o resto da vida ou até levar à morte, como é o caso da poliomielite, a meningite, entre outras. Esta é a última semana de campanha, mas ainda dá tempo para os pais vacinarem seus filhos, pois como sempre digo, criança não tem prerrogativa de ir sozinho ao posto de vacinação. A vacina é o melhor caminho para a proteção da saúde de nossas crianças. Contamos com a colaboração de vocês”, ressalta o secretário de Saúde, Paulo Hirano.

Entre as vacinas ofertadas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes de até 15 anos estão: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), DTP (tríplice bacteriana), HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), além de dT (Difteria e tétano adulto) e Meningocócica ACWY. Também estão disponíveis as vacinas Influenza, que previne contra a gripe, e Covid-19 disponibilizada para a população acima dos 6 meses de vida.

“As vacinas são aplicadas de acordo com a faixa etária e a situação vacinal de cada criança. Tem pais que não conseguem verificar se a caderneta de vacinas está atualizada, então, orientamos que leve o documento em uma das nossas unidades para o profissional de saúde fazer isso. Havendo vacinas atrasadas ou que estejam no prazo para a imunização, imediatamente será aplicada”, explica o assessor de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro.

Para vacinar as crianças e adolescentes, os pais ou responsáveis legais, que estão dentro da faixa etária da campanha, precisam apenas levar os documentos pessoais do filho e a caderneta de vacinação.

Confira os locais de vacinação em Campos:

POSTOS COM HORÁRIOS EXCLUSIVOS
Secretaria Municipal de Saúde (público geral) – 8h às 20h
Clínica da Criança (crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias) –9h às 18h
Cidade da Criança (crianças de 2 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias) – 8h30 às 16h

POSTOS PARA PÚBLICO GERAL – 8h30 às 16h
Centro de Saúde de Guarus (CSG)
Hospital São José
UBS Penha
UBS Poço Gordo
UBS Ponta Grossa dos Fidalgos
UBS Santa Maria
UBS Saturnino Braga
UBS Sentinela do Imbé
UBS Tocos
UBS Venda Nova
UBSF Aldeia
UBSF Carvão
UBSF Conselheiro Josino
UBSF Dores de Macabu
UBSF Eldorado
UBSF Felix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBSF Lagoa de Cima
UBSF Morangaba
UBSF Morro do Coco
UBSF Parque Aurora
UBSF Parque Imperial
UBSF Parque Prazeres
UBSF Parque Rodoviário
UBSF Patronato São José
UBSF Ponta da Lama
UBSF Santo Amaro
UBSF São Sebastião
UBSF Vila Nova
UPH Santo Eduardo
UPH Travessão
UPH Ururaí
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp