10/09/2023 às 11h35min - Atualizada em 10/09/2023 às 11h35min

Programa Estadual de Transplantes realiza mais uma captação de órgãos em Campos

Após autorização da família, a equipe retirou os rins da paciente, de 59 anos, que irão beneficiar receptores cadastrados no programa

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Uma equipe do Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET-RJ) fez mais uma captação de órgãos este ano em Campos. A família de uma mulher de 59 anos autorizou a doação, que resultou na retirada dos rins. Os órgãos irão beneficiar receptores cadastrados no PET-RJ, de acordo com critérios técnicos e clínicos.

O procedimento foi realizado essa semana no Hospital Ferreira Machado (HFM), após o PET-RJ ser acionado pela equipe do NF-Transplantes, programa da Secretaria Municipal de Saúde. A vítima residia no Jardim Carioca, próximo à Usina São João.

Luiz Cosmelli, psicólogo do NF-Transplantes, que funciona no HFM, disse que este ano foram realizadas cinco captações, que possibilitaram a retirada de 16 órgãos, sendo dois corações, quatro fígados e dez rins.

"Agradecemos às famílias doadoras, às equipes multiprofissionais do HFM, do PET e da OPO (Organização de Procura de Órgão) pela competência técnica e prática humanizada no decorrer de todo o processo", disse.

Cosmelli aproveitou para lembrar a todos que desejam ser doadores que conversem sobre essa vontade com seus familiares, pois estes serão os responsáveis pela autorização que efetivará a doação.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp