02/09/2023 às 15h50min - Atualizada em 02/09/2023 às 15h50min

Confirmação de nova variante no RJ aumenta necessidade de vacina bivalente

Podem receber o imunizante todas as pessoas acima de 12 anos de idade, desde que tenham tomado, no mínimo, as duas doses das vacinas monovalentes

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Em Campos, a cobertura vacinal contra a Covid-19 com o imunizante bivalente alcançou apenas 13,97%, que corresponde a 48.138 doses aplicadas para o público apto a ser vacinado, que é de 344.526 pessoas acima de 12 anos. A baixa adesão à vacinação aumenta ainda mais o risco de infecção pela nova variante EG.5, mais conhecida como “Éris”. E, para evitar que isso ocorra e o município volte a registrar números elevados da doença, a Prefeitura de Campos reforça a necessidade de a população tomar a vacina.

No Brasil já são três casos confirmados na nova variante, sendo um em Brasília, um São Paulo e outro na cidade do Rio de Janeiro, até o último dia 31. O último, com transmissão local, o que segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury é bastante preocupante.

“Em número de gravidade, a variante ômicron e suas sublinhagens não mudou, mas isso implica em morbidade que é a chance de quando não estamos vacinados ou temos algum grau de fator risco, como, por exemplo, diabetes, doenças cardíacas, oncológicas, soropositivos, entre outras doenças, podem evoluir para um quadro mais severo. Então, fazemos um chamado para quem não tomou ainda a vacina bivalente—que é vacina com a cepa original da Covid-19 mais as variantes da ômicron — façam essa vacinação”, orienta o especialista.

Kury disse ainda que a chegada dessas variantes, agrega-se de diferente a alta transmissão e já foi observado aumento de 63% da transição da Covid-19, porém sem alta de mortalidade. “Isso mostra que a alta transmissão uma hora pode pegar alguém que está sem desguarnecido, não vacinado, com baixa imunidade e essa pessoa pode vir a ter um quadro grave da doença e morrer”.

A aplicação da vacina bivalente teve início em 24 de fevereiro. Podem receber o imunizante todas as pessoas acima de 12 anos de idade, desde que tenham tomado, no mínimo, as duas doses das vacinas monovalentes: Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há pelo menos quatro meses.

A vacina bivalente, assim como as monovalentes, continua disponível em 14 postos distribuídos pela cidade. O atendimento ocorre em horários flexíveis que vão das 8h30 às 20h. Para ser vacinado é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e a caderneta ou comprovante da vacinação anterior.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp