23/08/2023 às 21h53min - Atualizada em 23/08/2023 às 21h53min

​Câmara de Vereadores aprova Projeto de Lei Autorizativo para criação do 1° Hospital Municipal Veterinário

O Projeto de Lei é de autoria do vereador Raphael Thuin

Jornal Aurora - Redação
A Câmara Municipal de Vereadores aprovou  nesta terça-feira (22) por maioria dos votos o Projeto de Lei Autorizativo que cria o 1° Hospital Municipal Veterinário. O Projeto de Lei de autoria do vereador Raphael Thuin foi aplaudido por representantes da Associação e Grupos dos Amigos dos Animais - AGRADA, que acompanharam a sessão ordinária.

O PL agora segue para o prefeito Wladimir Garotinho, que sancione e realize. De acordo com dados do Centro de Controle e Zoonoses CCZ/Campos, no município existem cerca de 90 mil animais, sendo que grande parte vive  nas ruas da cidade. Atualmente, as Protetoras realizam esse trabalho voluntário por meio de doações e o CCZ  já atua com sua capacidade máxima.

 De acordo com o vereador Raphael Thuin, o objetivo é prestar atendimento de emergência, urgência e internação, como cirurgias, muitas das vezes causados por atropelamento ou vítimas de maus tratos. " O projeto prevê ainda parceria pública privada, visando atender o mais rápido possível as voluntárias que cuidam e acolhem cães e gatos em Campos. Thuin destacou que ele a visitou com  algumas representantes da AGRADA  um hospital Veterinário de uma instituição de ensino e ficaram encantados com a estrutura do prédio ", comentou.

“O nosso objetivo é salvar a vida animal, diminuir os riscos de doenças e proteger a saúde pública, já que a maioria destes animais não são vacinados ou castrados, contribuindo assim, para a reprodução sem controle e cuidado”, concluiu.

O PL prevê, ainda, a presença de profissionais devidamente habilitados e que o espaço tenha equipamentos necessários para a realização desses atendimentos emergenciais. O vereador Thuin, destacou que sua iniciativa vai ao encontro da Lei Federal n° 14.064/2020 que prevê prisão e multa para quem maltratar os animais.

A presidente da Associação e Grupos dos Amigos 
dos Animais (AGRADA) Erica Naegele Venâncio, destacou que ficou muito feliz em  acompanhar a votação ontem dos vereadores que aprovaram, o Projeto Legislativo Autorizativo para a construção do Hospital Municipal Veterinário, em Campos. " A felicidade é tão grande que faltam palavras para expressar tudo que estamos sentindo. Sabemos que ainda faltam muitas batalhas, mas estamos conseguindo. Reconhecemos que sem o apoio dos vereadores e principalmente do Raphael Thuin, que abraçou a causa de Proteção Animal, ainda estaríamos pisando em ovos, em uma cidade enorme como Campos, com fundos para ajudar a causa animal. Defendemos a retirada dos animais das ruas, vacinando e agora com o Hospital Municipal Veterinário, permitindo que as famílias de baixo poder aquisitivo possam  ter o direito de levar seus animais para uma consulta ou até mesmo uma cirurgia, de acordo com a necessidade. Tudo isso nos enche de esperança e mostra que a luta não é em vão,  pelo contrário ", finalizou Erica.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp