18/08/2023 às 18h38min - Atualizada em 18/08/2023 às 18h38min

Saúde retoma aplicação da 1ª e 2ª doses da vacina para maiores de 12 anos

Neste sábado (19) e domingo (20) também estarão disponíveis todas as vacinas do calendário de rotina e também contra a gripe

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Campos retoma a aplicação da 1ª e 2ª doses da vacina monovalente para pessoas acima de 12 anos a partir deste sábado (19) e domingo (20). O atendimento por livre demanda, das 8h às 17h, ocorrerá na sede da Secretaria Municipal de Saúde, área central, e na Clínica da Criança, em Guarus. Também estarão disponíveis todas as vacinas do calendário de rotina e contra a gripe.

Pelo cronograma de vacinação a Covid-19, as crianças que têm entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias recebem três doses da Pfizer Baby. Elas devem respeitar o intervalo de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª dose. A 3ª dose deve ser feita, no mínimo, oito semanas depois da 2ª dose.

Já as crianças com idade entre 5 e 11 anos recebem a vacina Pfizer Pediátrica. O intervalo é de oito semanas entre a 1ª e a 2ª dose. A 3ª dose, que é o reforço do imunizante, deve ser realizada quatro meses depois. Todas as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis legais.

Pessoas acima de 12 anos podem iniciar a proteção contra a Covid-19 recebendo a 1ª dose do imunizante Pfizer. Já para receber a 2ª dose é necessário respeitar a data que está no cartão. No caso dos adolescentes de 12 a 17 anos, o intervalo é de 2 meses. Já os maiores de 18 anos o prazo é de 30 dias.

A mesma faixa etária também pode receber a dose de reforço com a vacina bivalente. Para isso, é preciso ter tomado, no mínimo, as duas doses das vacinas monovalentes: Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há pelo menos quatro meses.

As vacinas do calendário de rotina estão disponíveis para a atualização da caderneta das pessoas acima de 2 meses de vida. As vacinas são: Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Varicela e DTP.

Para os adolescentes, os imunizantes são Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente. Já para os adultos, DT, Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral. Há também dTpa para gestantes.

A vacina Influenza, que previne contra a gripe, é feita para todas as pessoas acima dos 6 meses de vida.

No ato da vacinação é preciso apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. Já o cartão de vacina contra a Covid-19 será exigido juntamente com os documentos pessoais para quem for receber os imunizantes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp