17/08/2023 às 10h07min - Atualizada em 17/08/2023 às 10h07min

Jornada do Turismo Fluminense nesta quinta-feira em Campos

O evento será realizado das 9h às 16h na sede da Acic, localizada no Edifício Ninho das Águias, na Praça São Salvador, número 41 - 16º andar

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O município de Campos sedia nesta quinta-feira (17) a Jornada do Turismo Fluminense, que será realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), das 9h às 18h. A Acic está localizada no Edifício Ninho das Águias, na Praça São Salvador, número 41 – 16º andar. A Secretaria Municipal de Turismo estará participando do evento compondo a mesa de abertura e participando das oficinas à tarde. O evento é uma realização da Secretaria Estadual de Turismo, TurisRio, Sebrae RJ, ECG-TCE, UFF, UniRio, UFRRJ, através de professores parceiros do Programa Excelência).

- A Jornada Estadual do Turismo  está acontecendo nas 12 regiões turísticas do estado. Campos é anfitrião da Instância de Governança Regional (IGR) Costa Doce. Teremos um dia de imersão para o desenvolvimento do Plano de Ação da região, alinhado ao plano estratégico do turismo estadual, através de oficinas de grupos temáticos que debaterão as demandas das cinco cidades que compõem a região turística Costa Doce – informa o secretário, Hans Muylaert, lembrando que também estarão participando Conselhos Municipais de Turismo (COMTURs), trade local e agentes de desenvolvimento do turismo.

A abertura do evento será às 10h e, às 10h30, haverá palestra com o tema “O Planejamento como vetor da integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, ministrada pela consultora do Sebrae-RJ, Ana Cláudia Peixoto. Em seguida, às 11h20, haverá apresentação do Plano Estratégico Turismo RJ +10 anos e da Lei Estadual de Turismo com a diretora de Gestão e Desenvolvimento da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Valéria Lima, e com o professor Carlos Alberto Lidízia, coordenador da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Às 12h10, Valéria Lima fará a apresentação da metodologia dos trabalhos e, em seguida, organização dos Grupos de Trabalho (GTs). Às13h, intervalo para o almoço e, às 14h, Oficina para elaboração do Plano de Ação Regional com mediação da consultora do Sebrae e apoio dos professores convidados e a equipe Setur-RJ/TurisRio. O evento será encerrado após apresentação das principais ações propostas pelos GTs e definição dos próximos passos. 

A IGR Costa Doce é presidida por Campos, e composta, ainda, por Cardoso Moreira, São João da Barra, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana. A Jornada do Turismo Fluminense começou no dia 15 de junho em Barra Mansa, na região do Vale do Café No dia 22, passou por Cachoeiras de Macacu, na Serra Verde Imperial; no dia 26, em Sapucaia, Caminhos Coloniais. Em julho, a programação começou no dia 05 em Resende, Agulhas Negras; no dia 12, em Mangaratiba, na Costa Verde e, no dia 19, em Saquarema, na Costa do Sol. Encerrando o mês de julho, no dia 25, o evento foi realizado em São João de Meriti. No dia 02 de agosto, a Jornada passou por Silva Jardim, no Caminhos da Mata. Depois de Campos, estará em Trajano de Moraes, no Caminhos da Serra; Itaperuna, Águas do Noroeste, e Niterói, na Regional Metropolitana, finalizando a programação. 

- A Jornada do Turismo Fluminense é uma realização inédita da Setur / TurisRio para a construção do Plano de Ação para o desenvolvimento do turismo em cada região do estado. Durante o evento, estamos refletindo sobre o potencial turístico e as principais demandas de cada região. No final, são apresentadas as principais ações propostas e a definição dos próximos passos -, disse a diretora de Gestão e Desenvolvimento da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Valéria Lima.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp