15/08/2023 às 10h09min - Atualizada em 15/08/2023 às 10h09min

Escola de Formação de Educadores da Rede Municipal divulga cronograma de cursos

Palestras e cursos visam atender as demandas da educação pública na cidade. Mais de 6 mil professores participaram dos mais de 60 cursos presenciais e on-line oferecidos pelo projeto.

Jornal Aurora - Redação
G1
A Escola de Formação de Educadores da Rede Municipal (Efem) em Campos, está com cronograma de palestras e cursos gratuitos até o fim do ano voltados para a formação continuada dos profissionais da educação básica na cidade.

As atividades do Efem fazem parte do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Só neste ano, a Escola, que ganhou uma sede própria recentemente, promoveu cerca de 60 cursos presenciais e on-line só este ano. O número de inscritos, desde o ano passado, passou de 6 mil.

A escola funciona desde o dia 2 de agosto na Avenida Alberto Torres, 174, Centro, em frente ao Previcampos. Antes, as formações ocorriam em diferentes locais.

"Os palestrantes são altamente gabaritados com doutorado, mestrado ou especialização em suas áreas de atuação e vasta experiência", Divulgou a Prefeitura.

O link que leva o internauta à programação dos cursos e à inscrição pode ser conferido no site da Prefeitura.

Cursos em agosto

De segunda (14) a quinta-feira (17), a Efem vai promover o curso "Aprendizagem baseada em projetos e por resolução de problemas: metodologias ativas para otimizar o aprender". Em cada dia, um grupo de professores da Educação Infantil será beneficiado – do berçário ao pré-3.

Quarta-feira (16), a palestrante Sthefanny Araújo, analista da Coordenação de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae RJ, formada em Publicidade e Propaganda e especialista em Finanças, falará sobre o Projeto Jeep – educação financeira. Podem participar professores do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Fundamental anos finais: projeto integrador, pensamento computacional, geografia e ciências e projeto de vida.

Em 21 de agosto ocorrerá a formação Robótica educacional: experiências com o Ensino Fundamental anos finais, com a palestrante Ana Claudia Peixoto da Silva, psicóloga e professora no Espaço de Tecnologias e Robótica na rede municipal. O curso será no Laboratório de robótica da EM Amaro Prata Tavares, na Avenida Formosa, Centro.

No dia 24 de agosto haverá dois Minicursos para o Ensino de Física com a doutora Maria Priscila Pessanha de Castro e a doutora Cassiana B. H. Machado.

No dia 24/08, 31/08 e 14/09/2023 haverá curso com o tema "Bullying e ciberbullying: Como trabalhar com esta temática na escola?". A atividade é voltada para gestores, pedagogos, instrutores, auxiliares e professores. A palestrante será Anna Luiza do Nascimento Ferreira, mestranda em Cognição e Linguagem; especialista em Neurociências aplicadas à aprendizagem; pedagoga e psicóloga.

"Como são muitas formações e dezenas delas já estavam agendadas antes da inauguração da nossa sede, ainda manteremos alguns cursos em locais como a Cidade da Criança, por exemplo. Procuramos oferecer cursos mais prolongados de 30 horas, 60 horas, 120 horas. Enfim, os profissionais podem fazer quantos cursos desejarem, pois ofertamos nos turnos da manhã, tarde e noite para facilitar, e todos com certificado para ajudar no aumento salarial", afirmou Talita Ernesto, coordenadora da Efem.

Talita explicou que a nova sede da Efem é de fácil acesso a todos os servidores, pois fica no Centro da cidade.

"Além disso, traz identidade para nossa rede, é um ganho para nós educadores. Não é qualquer município que tem uma escola de formação", completou a coordenadora.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp