14/08/2023 às 08h06min - Atualizada em 14/08/2023 às 08h06min

Baixa cobertura vacinal favorece a entrada de doenças, como a meningite

O período de sazonalidade favorece a disseminação desses microrganismos através das vias respiratórias

Jornal Aurora - Redação
PMCG
“Uma baixa cobertura vacinal favorece a entrada de doenças na cidade, principalmente, porque quando se trata das meningites, crianças e os adolescentes são os principais portadores do meningococo na nasofaringe”. O alerta é do superintendente da Rede Campos de Saúde Pública, o infectologista Charbell Kury, após a ocorrência de quatro casos de meningite meningocócica, em um curto período de tempo, no município.

Segundo Kury, somente 50, em cada 100 crianças, se imunizaram contra as meningites. O médico reforça a importância da vacinação, também, contra a influenza (gripe) e a infecção do vírus SARS-Cov-2, que causa a Covid-19. “Estamos com uma cobertura (para as meningites) muito baixa, de 55% a 60%. A vacina é de suma importância, porque ao se imunizar, eliminamos esse meningococo do nariz”, destacou.

Além disso, o infectologista informou que o período de sazonalidade, favorece a disseminação desses microrganismos através das vias respiratórias. Charbell reforça, ainda, que há uma forte relação entre doenças virais, por exemplo, bronquiolite e gripe, com o aparecimento desse tipo de meningite.

“Observamos muitos casos de viroses respiratórias, como quadros gripais, doenças respiratórias mais severas e crianças com infecções virais repetidas. Acontece que, muitas delas não tomaram a vacina contra a Influenza e a gripe, que deixa a imunidade mais baixa, é uma porta de entrada que vai permitir que aquele meningococo, que está no nariz, vire uma doença meningocócica”, realçou o médico, enfatizando, que a cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS) tem que ser atingida. “Nós não temos um surto, ainda, mas estamos em um estado hiperendêmico, o que significa que falta muito pouco para chegarmos a isso, pois estamos no inverno. Por isso, o nosso apelo”.

Em Campos, este ano, foram confirmados 15 casos de meningites, três deles importados de outros municípios. Deste número, quatro são da forma mais grave da doença, que é a meningite meningocócica. Mediante os casos, a Vigilância Epidemiológica vem intensificando as ações voltadas para controle da patologia, como a imunização em massa nos bairros onde foram registrados os casos da doença: Penha, Tocos, Morro do Coco e Jockey.

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO - A fisioterapeuta Mayra Fernandes, de 27 anos, disse que sofre com sinusite crônica e que a vacina contra a Influenza ajuda e muito, pois ameniza os sintomas. “Eu dava muita febre e sofria muito durante as crises de sinusite. A vacina ajuda nesse sentido e diminui e muito esses desconfortos”, disse a jovem que é moradora do Parque Eldorado, em Guarus.

Outro que também entende a importância da vacinação é o auxiliar administrativo Nathan Chagas, de 24 anos. Ele compareceu à sala de imunizações da SMS para receber sua quarta dose contra a Covid-19. “Minhas vacinas estão todas em dia. Não deixo de tomar, pois, sei da importância que elas têm para todos nós. Já tomei a da gripe e, agora, contra a Covid”.

DOSES APLICADAS – De janeiro a julho deste ano, já foram imunizadas contra as meningites no município, 13.142 pessoas. A vacinação contra a meningite (Meningo C) deve ser dada em crianças menores de um ano em três doses, sendo a primeira com três meses, a segunda com cinco meses e a última ao completar um ano. Dos 11 aos 14 anos, deve receber uma dose da vacina ACWY. De gripe, foram aplicadas 108.886 doses, o que representa apenas 37,91% do público-alvo.

Já de Covid-19, do início da vacinação até o dia 31 de julho, foram 418.407 pessoas (primeira dose); 379.066 pessoas (segunda dose e dose única); 227.643 pessoas (terceira dose); 104.067 (quarta dose) e 45.600 da bivalente.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp