10/08/2023 às 21h11min - Atualizada em 10/08/2023 às 21h11min

Saúde reforça a importância da imunização contra a meningite meningocócica

Ações vêm sendo intensificadas nos bairros onde ocorreram os quatro casos da doença, no entanto, até o momento, apenas 35 doses da vacina foram aplicadas

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça a importância da imunização contra a meningite meningocócica para crianças de até 14 anos, que ainda não tomaram nenhuma dose do imunizante. Desde a última terça-feira (08), a pasta vem realizando uma estratégia específica para atualização da caderneta vacinal, com ênfase na aplicação das vacinas meningocócicas C e ACWY, no entanto, até o momento, apenas 35 doses foram aplicadas.

A ação estratégica acontece até sexta-feira (11) nos locais onde foram confirmados, em menos 30 dias, os quatro casos da forma mais grave da doença, causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). São eles: Penha, Tocos, Jockey e Morro do Coco.

O diretor de Vigilância em Saúde da SMS, o infectologista Rodrigo Carneiro, esclarece que a imunização acontece em todos os postos da cidade, mas a prioridade é para os bairros onde ocorreram os registros de casos. O médico ressalta a importância da vacinação, já que o inverno eleva o número de casos de doenças por transmissão respiratória, como as meningites.

“Reforçamos que o município não está passando por um surto de meningite meningocócica, mas nós temos um aumento do número de casos esperado para esta época do ano. Por conta disso, adotamos uma estratégia para atualizar a caderneta vacinal de todas as crianças e adolescentes do município, em especial, nos moradores dos locais onde houve registros de casos”.

Mãe de quatro filhos, a dona de casa Rejane da Conceição Silva, 32 anos, levou os pequenos Enzo, 6, e Raí, de 1, e os adolescentes Matheus, 14, e Lorena, de 11, para receberem suas doses contra a meningite. “Qualquer vacina que esteja disponibilizada pelo município, já corro com meus filhos para se imunizarem”.

Moradora do Parque Aeroporto, a recicladora Fernanda Batista Teixeira, 39, também levou a filha Kaylen Lorraine, de 11 anos, para receber sua dose da vacina ACWY, Influenza (gripe) e HPV. “É o mínimo que posso fazer, enquanto mãe, vacinar meus filhos para que fiquem protegidos”.

PONTOS ESTRATÉGICOS – A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Penha, Tocos e Morro do Coco. Já no Jockey será na Vila Olímpica Antônio João de Faria. Em todos os locais o atendimento será das 9h às 15h. A vacina meningocócica C é feita em crianças com 3 meses, 5 meses e 1 ano. Crianças que têm entre 5 e 10 anos e que até o momento não receberam o imunizante também serão vacinadas. Já a vacina ACWY será para aquelas que têm entre 11 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. Na ocasião, as crianças que estão no prazo ou com as vacinas do calendário de rotina também poderão ser vacinadas.

O município contabilizou, de janeiro até o dia 3 de agosto, 15 casos de meningite, sendo que dois evoluíram para óbito por meningites (não-transmissíveis). Dos casos confirmados, quatro são do tipo mais grave: meningite meningocócica. Três pacientes de 1, 17 e 28 anos já receberam alta hospitalar. Um paciente de 3 anos continua internado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Ferreira Machado (HFM).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp