09/08/2023 às 17h31min - Atualizada em 09/08/2023 às 17h31min
Castramóvel pode virar lei em Campos
O projeto visa priorizar também, a população mais carente que não tem condições de pagar por uma castração
Vanessa Nascimento
Foto: Divulgação Uma Indicação Legislativa, de autoria do vereador Fred Machado (PPS) pode virar lei em Campos. O Castramóvel, unidade móvel adaptada, para finalidade de prestação de serviços de castração de animais domésticos caninos e felinos, tem o objetivo do controle reprodutivo de cães e felinos, seja de rua ou não.
O projeto visa priorizar também, a população mais carente que não tem condições de pagar por uma castração. Além disso, a ideia e sensibilizar da população, sobre a guarda responsável, zoonoses e saúde pública, ministrando palestras.
Para o vereador Fred Machado, este é um projeto importante, visto que existe atualmente na cidade, mas não é lei.
- Se acontecer de mudar a gestão, outro prefeito pode parar o projeto e sendo lei municipal, todas as gestões terão que manter e seguindo as regras legislativas. – Explicou Fred. Segundo ele, ainda poderá haver alguns ajustes no projeto, em consenso com o Centro de Controle de Zoonozes, o CCZ, para melhor atender a população.
O Projeto Castramóvel será uma campanha permanente e atuará principalmente nas áreas dos bairros e comunidades onde for constatado o maior número de animais domésticos e da população com baixa renda, bem como a zona rural do Município.
Terão prioridade no atendimento, as famílias cadastradas em outros Programas Sociais da Prefeitura. E paralelamente às cirurgias de castração serão realizadas palestras educacionais, sobre os benefícios da castração, guarda responsável e bem-estar animal.
De acordo com o projeto, a população será conscientizada da importância da esterilização, da vacinação, da prevenção de doenças, da posse responsável, das necessidades básicas do animal, como alimentação, água, bem-estar e será esclarecida sobre as suas principais dúvidas.
A equipe do Castramóvel desenvolverá material informativo e tantas outras ferramentas pedagógicas, visando à sensibilização da população sobre a posse e guarda responsável, crimes de abandono e maus tratos e principais zoonoses.
A Indicação Legislativa foi encaminhada para o Prefeito Wladimir Garotinho e se for aprovada, poderá virar lei no município de Campos.