A programação do Festival do Estudante de 2023 está repleta de atrações para atender estudantes do ensino infantil ao ensino superior. Ele acontece em comemoração ao Dia do Estudante e começa nesta quinta-feira (10), prosseguindo até sábado (12), na Cidade da Criança e no Parque Alberto Sampaio. A grade conta com campeonato de free fire, altinha e tik tok.
No primeiro dia de evento, na quinta-feira (10), a programação ficará na Cidade da Criança e destinada exclusivamente à rede infantil, entre estudantes de escolas municipais e particulares. Neste dia, das 9h ás 17h, haverá apresentações teatrais, animação cultural, gincanas e esportes.
O Festival está sendo elaborado e organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDS), em parceria com Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Fundação Municipal de Esportes e Esporte e Vida, além de instituições e representações de escolas e universidades do município. Durante todo o evento a entrada será gratuita.
Além da grade estabelecida para o evento, os estudantes vão poder aproveitar as atrações do parque temático. A Cidade da Criança conta com brinquedos adaptados para crianças com necessidades educacionais especiais, favorecendo a convivência inclusiva entre as famílias típicas e atípicas.
No segundo dia do Festival, sexta-feira (11), a programação será no Parque Alberto Sampaio. Das 09h às 19h, os estudantes vão poder acompanhar e participar de apresentações culturais, batalhas de rimas e debates sobre diversos temas da atualidade envolvendo os estudantes, profissionais da educação e especialista. No esporte, haverá um campeonato de altinha, que promete ser o ponto alto do sábado. Os mais desenvoltos para a dança poderão participar da batalha de TikTok, que irá premiar com dinheiro, caixa de som, e um ano de curso de inglês gratuito os participantes que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar. A programação completa do dia 11 está no final desta matéria. Os regulamentos do campeonato de altinha e da batalha de TikTok podem ser conferidos.
Ainda no Parque Alberto Sampaio, fechando o terceiro e último dia de Festival, as atrações continuam diversificadas para os estudantes e universitários. Durante todo o sábado (12), eles poderão acompanhar mesas com debates sobre a violência no ambiente escolar e universitário, a importância das organizações estudantis, além de discussões sobre racismo, LGBTfobia, assédio e capacitismo. A grade conta, ainda, com campeonato de free fire. O regulamento do campeonato também está disponível para consulta e pode ser conferido.
Veja a programação completa do Festival do Estudante: Quinta-feira - 10 de agosto
Cidade da Criança
*dia voltado exclusivamente para a Educação Infantil
09 às 12h
14 ás 17h
Apresentações teatrais
Animação Cultural
Gincanas
Esporte
Sexta-feira - Dia 11 de agosto
Parque Alberto Sampaio
09h – Abertura Oficial com Fanfarra da Educação
09h - Abertura dos Stands
09h30 - Mesa de Abertura com autoridades.
"Na sala de aula se muda o Brasil: Educação no centro para salvar nosso futuro!”
Anfiteatro KAPI
10h30 a 12h - Animação Cultural Seduct
Anfiteatro KAPI
11h00 - Mesa: “Ninguém tira o trono de estudar! A luta para combater a evasão e reconstruir as escolas e Universidades!”
Arena Hélio Coelho
12h às 14h – Cultural com DJS
Anfiteatro KAPI
14h – Mesa: “O futuro a um passo: à inclusão dos jovens no mercado de trabalho.”
Arena Hélio Coelho
15h - Apresentação Teatral/ Batalha de tik tok
Anfiteatro KAPI
16h – Mesa: “A importância dos esportes nas escolas e universidades”
Anfiteatro KAPI
17h – Fechamento dos Stands
17h - Encontro de bandas de fanfarra
Espaço Aberto
17h30 - Apresentação da Escola de Capoeira Angola
Arena de Esportes
18h - Mesa: “O reconhecimento das novas culturas populares e a influência das redes sociais.”
Local: Anfiteatro KAPI
19:00: Cultural: Batalha de Rimas
Anfiteatro KAPI
Sábado - Dia 12 de agosto
Parque Alberto Sampaio
9h - Roda de Conversa: “Se organizar para transformar: A importância das representações estudantis nas Escolas e Universidades!”
Arena Hélio Coelho
9h - Campeonato de Altinha
Arena de Esportes
09h - Abertura dos Stands
10h às 11h - Recreação Infantil com o SCFV
Anfiteatro KAPI
11h - Mesa: “Chega de assédio, racismo, LGBTfobia e capacitismo: Por uma escola e universidade segura para os estudantes!”
Arena Hélio Coelho
12h às 14h – Cultural com DJS
Anfiteatro KAPI
13h - Campeonato de Free Fire
Arena Hélio Coelho
14h - Mesa: “Paz nas escolas e nas Universidades: nos queremos vivos!”
Anfiteatro KAPI
15h - Encontro de Cheerleader
Espaço Aberto
16h – Mesa: “A importância das Escolas e Universidades para o desenvolvimento regional: Campos dos Goytacazes como foco da discussão.”
Anfiteatro KAPI
17h – Fechamento dos Stands
17h30 - Mesa de encerramento e leitura da carta “O que queremos e pensamos para a educação no Município e no Brasil”
Anfiteatro KAPI
19h – Cultural – Show de encerramento.
Anfiteatro KAPI