07/08/2023 às 13h58min - Atualizada em 07/08/2023 às 13h58min

Vacina contra meningite em quatro pontos do município a partir desta terça

Penha, Tocos, Morro do Coco e Jockey registraram, em menos 30 dias, os quatro casos da forma mais grave da meningite. A Secretaria da Saúde convoca pais e responsáveis a levarem seus filhos de até 14 anos para se vacinarem

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, vai realizar estratégia específica para atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes contra meningite, com ênfase na aplicação das vacinas meningocócicas C e ACWY. A ação acontecerá a partir desta terça-feira (8) até sexta-feira (11), nos locais onde foram confirmados, em menos 30 dias, os quatro casos da forma mais grave da doença, ou seja, causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo).

A vacinação ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Penha, Tocos e Morro do Coco. Já no Jockey será na Vila Olímpica Antônio João de Faria. Em todos os locais o atendimento será das 9h às 15h. A vacina meningocócica C é feita em crianças com 3 meses, 5 meses e 1 ano. Crianças que têm entre 5 e 10 anos e que até o momento não receberam o imunizante também serão vacinadas. Já a vacina ACWY será para aquelas que têm entre 11 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. Na ocasião, as crianças que estão no prazo ou com as vacinas do calendário de rotina também poderão ser vacinadas.

O subsecretário adjunto de Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Promoção, Rodrigo Carneiro esclarece à população que o município não está vivendo um surto de meningite meningocócica, mas sim aumento do número de casos em um curto intervalo de tempo, o que gera uma preocupação para vigilância da Secretaria Municipal de Saúde. “A melhor forma de prevenirmos o aparecimento de novos casos é a atualização da caderneta de vacinação, incluindo a vacina contra a meningite meningocócica”, disse o infectologista.

Rodrigo acrescentou ainda que essa é uma estratégia excepcional em que serão usadas doses de vacinas que vieram especificamente do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) com intenção de frear esse crescimento do número de casos de meningite em nosso município.

“Fica o apelo aos pais e responsáveis para que levem seus filhos a uma dessas três Unidades Básicas Saúde e na Vila Olímpica do Jockey para que a gente atualize a caderneta de vacinação e aplique a vacina contra a meningite para aqueles que necessitam”, completou o subsecretário.

O município contabilizou, de janeiro até o dia 3 de agosto, 15 casos de meningite, sendo que dois evoluíram para óbito por meningites (não-transmissíveis). Dos casos confirmados, quatro são do tipo mais grave: meningite meningocócica. Três pacientes de 1, 17 e 28 anos já receberam alta hospitalar. Um paciente de 3 anos continua internado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Ferreira Machado (HFM).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp