04/08/2023 às 10h19min - Atualizada em 04/08/2023 às 10h19min

Iniciada segunda etapa das obras de reestruturação do acesso ao Morro do Itaoca

O acesso permanece interditado para visitação em função da segunda etapa das obras, que compreende na remoção dos paralelepípedos que foram revirados pela força das águas

Jornal Aurora - Redação
PMCG
As obras de reestruturação do acesso ao Morro do Itaoca já estão com a primeira fase concluída e compreende na construção de muro de arrimo nos trechos que foram afetados pelas intensas chuvas; construção de guarda-corpos com pilares de concretos reforçados e tubos galvanizados; remoção de árvores caídas; podas de galhos adernados sobre a via de acesso; e construção de calçadas nos pontos estreitos para proporcionar segurança aos visitantes que optam por subir a pé.

O acesso permanece interditado para visitação em função da segunda etapa das obras, que compreende na remoção dos paralelepípedos que foram revirados pela força das águas e que será necessário fazer a recomposição da base da via para a recomposição dos paralelos.

O local está sob controle de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) que, no entanto, permite o acesso controlado de técnicos que precisam subir ao topo do Moro Itaoca para realizar manutenção das antenas das concessionárias de serviços públicos como comunicação, telefonia, saúde, aviação, radiodifusão e segurança pública, conforme explica o secretário de Turismo, Hans Muylaert.

O secretário informa que em cumprimento às diretrizes do Prefeito Wladimir Garotinho, devido ao estrago em toda extensão da via de acesso, foi realizada uma força-tarefa envolvendo várias secretarias não apenas para realizar reparos nos trechos afetados pela erosão, mas também para melhorar o acesso com a construção de guarda-corpos e calçadas que foram iniciadas desde o portal de entrada até o estacionamento.

“As obras são realizadas pela Prefeitura, por meio de ações conjuntas entre a Secretaria de Obras e Infraestrutura, Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Secretaria de Turismo, Guarda Civil Municipal e a Subsecretaria de Limpeza Pública. A ação inicial na primeira fase foi a elaboração do projeto e em seguida foi a interação entre as secretarias que contou, por exemplo, com a Secretaria de Meio Ambiente para coordenar os trabalhos junto com as Secretarias de Obras e de Limpeza Pública para a retirada de mato, pedras, remoção de árvores tombadas e as podas dos galhos que ficaram adernados sobre o caminho. Na sequência, a Secretaria de Obras iniciou as intervenções da primeira fase (contenção com muro de arrimo e guarda-corpo em trecos de ribanceira) e, agora, vamos entrar na segunda fase que é realizar os reparos na pavimentação com reconstrução da base e recomposição de paralelos”, detalha Hans Muylaert.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp