01/08/2023 às 18h20min - Atualizada em 01/08/2023 às 18h20min

Novos polos do programa Pé Diabético começaram a funcionar nesta terça-feira

As salas para a realização de curativos em pacientes com lesões na pele começaram a funcionar na UBS da Penha, Eldorado e Venda Nova

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, descentralizou os serviços do Centro de Referência de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, com a inauguração dos três primeiros polos do programa. As salas para a realização de curativos em pacientes com lesões na pele começaram a funcionar nesta terça-feira (01), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Penha, Eldorado e Venda Nova.

Portadores de diabetes, Sandra Mara Rangel da Silva, 61 anos, e João Carlos Sabino, 57 anos, foram os primeiros pacientes atendidos na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Eldorado. João Carlos não escondeu o contentamento em poder receber atendimento perto de casa.

“Era muito sofrimento sair aqui do bairro, três vezes na semana, para fazer curativo lá no Centro da cidade”, disse ele, que mora no Eldorado. Já Sandra Mara, que reside no bairro da Codin, faz curativo diariamente. “Sou diabética há 15 anos e precisei fazer raspagem na perna”, afirmou ela.

Antes da inauguração do polo do programa, a encarregada da UBSF do Eldorado, Marcela Riscado, disse que 38 pacientes eram levados todos os dias até a sede do Pé Diabético ou à Santa Casa de Misericórdia, que é um dos hospitais contratualizados do município, para a troca de curativo.

“Com essa sala, vamos atender não só moradores do Eldorado, mas de bairros vizinhos como o Novo Eldorado, Codin, São Silvestre, Santos Dumont, Santa Edwiges, Aeroporto, Lagoa das Pedras e Terra Prometida”, acrescentou Marcela.

A inauguração dos polos contou com a presença do subsecretário de Infraestrutura e Operações da secretaria de Saúde, Genil Alves. Ele explicou que a primeira consulta daqueles que têm lesão na pele continuará sendo feita no Centro de Referência de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, situado à Rua Salvador Corrêa, 146, no Centro. “Se após a triagem, os profissionais do Centro entenderem que esse paciente poderá fazer o curativo na UBS, ele será encaminhado para a unidade de saúde do bairro”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90