01/08/2023 às 09h59min - Atualizada em 01/08/2023 às 09h59min
Novos kits do “Mãe Coruja” serão entregues nesta terça-feira no Palácio da Cultura
O evento será no Palácio da Cultura, a partir das 09h. As mães vão receber kit enxoval com bolsa, mamadeiras, trocador, macacão, body, entre outros
Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, fará nesta terça-feira (01), mais uma entrega dos kits do “Mãe Coruja”, programa municipal que atende gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade social com enxoval para os bebês recém-nascidos. O evento será no Palácio da Cultura, a partir das 9h. Nesta entrega, 400 mães serão contempladas com os kits. Lançado há pouco mais de um ano, o programa já beneficiou 2.525 mães e seus filhos.
O kit enxoval conta com bolsa mochila térmica, mamadeiras, trocador, macacão longo e curto, body com manga e sem manga, casaquinho com capuz, toalha de banho, edredom, meias de algodão, luva e banheira, entre outros itens. As mamães que irão receber o enxoval estão sendo notificadas e orientadas pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) sobre a entrega.
Critérios para ser beneficiária do “Mãe Coruja” – Para ter direito ao benefício, a gestante deve ser moradora do município, estar inscrita ou se inscrever no ato do requerimento no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, e ser referenciada nos CRAS ou CREAS da área onde reside. As entregas dos kits estão sendo feitas por equipes técnicas, a partir do sétimo mês de gestação.
MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA COM CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO Uma Lei Federal de 2023 instituiu o mês de agosto como o Mês da Primeira Infância. Assim, além dos kits, as mulheres vão participar de uma palestra sobre a importância do Aleitamento Materno. Em parceria com o Programa Criança Feliz, o tema será abordado e ministrado pela Fabiana Passos, que é coordenadora do Banco de Leite do Hospital. O mês de agosto passa, a partir de agora, a ser dedicado às ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até 6 anos de idade.