28/07/2023 às 16h11min - Atualizada em 28/07/2023 às 16h11min

Novo projeto da Educação inclui vacinação e palestras contra meningites em Campos

Projeto Prevenção de Doenças na Infância acontece por meio do Programa Saúde na Escola

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Com o objetivo de esclarecer a comunidade escolar sobre as principais doenças que acometem a infância, principalmente as meningites, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciou, nesta quinta-feira (27), o projeto Prevenção de Doenças na Infância. A primeira unidade contemplada foi o Ciep Maestro Vila Lobos, no Parque Guarus, com oferta de vacinação itinerante e palestra para os alunos.

Segundo o coordenador do PSE Campos, João Paulo de Oliveira, a medida visa prevenir novos casos de meningite meningocócica, tendo em vista o registro de 4 casos confirmados da doença pela Secretaria de Saúde. A proposta é disseminar a importância da prevenção das principais doenças na infância, com enfoque na vacinação; caracterizar as doenças e seus tipos; expor os sinais/sintomas, diagnóstico e tratamento; metodologia, roda de conversa com os responsáveis e profissionais da Unidade Escolar, de forma dinâmica, com apresentação de slides e distribuição de panfletos informativos.

Entre as doenças abordadas estão pediculose, escabiose, verminoses, febre maculosa, doença pé-mão-boca, gripe e covid-19, além das meningites. "Fazemos a verificação da situação vacinal das crianças e, mediante autorização dos pais, garantimos a imunização, com a oferta de vacinas de rotina do Programa Nacional de Imunização, incluindo contra meningites, além de doses contra Covid e gripe, por exemplo", explicou João.

Na terça-feira (1º), a Creche Escola João Perdecene Neto, da Lapa, será a contemplada. Na quinta-feira (03) será a vez da Escola Municipal Ataíde Dias, no Parque Santa Rosa.

"A ação visa ressaltar a importância de expor ao público, responsáveis dos alunos e colaboradores da unidade de ensino, a relevância da vacinação contra a meningite no formato de atividade de Educação em Saúde, abordando sua definição, tipos de meningite, sinais, sintomas, transmissão e prevenção, com enfoque nas vacinas disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS)", completou o coordenador.

IMUNIZAÇÃO – A ação de imunização acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, à qual o PSE também é vinculado. Nas últimas semanas, diversas unidades receberam a visita das equipes das duas secretarias, ajudando a fazer a busca ativa de alunos com caderneta de vacinação atrasada, a aumentar a cobertura vacinal da cidade e a evitar a propagação de doenças no ambiente escolar. Confira abaixo algumas das creches e escolas contempladas no mês de julho.

08/07
CEM Ana Beatriz Rangel da Silva – Jockey
EM CIEP Brizolão 269 Francisco Portela – Tocos
CEM Jocineia da Silva Borges – Novo Jockey
CEM Mirian dos Santos Melo – Novo Jockey

19/07
CEM Wilson Amaro de Freitas – Jockey 2
EM Professora Wilmar Cava Barros – Jockey
EM Sebastião Ribeiro de Deus – Novo Jockey

20/07
EM Dr. Getúlio Vargas –Tocos
CEM Desembargador Sebastião Amaro da Silvia Machado – Tocos
EM Alicério Ribeiro da Silva – Tocos
EM Antônio de Souza Rodrigues – Coqueiro de Tocos

21/07
M José de Azevedo – Tocos
EM Senador Tarcísio Miranda – Jockey
CEM Carlos Roberto Nunes de Carvalho – Penha
CEM José Moreira – Penha

24/07
CEM Francisco Cordeiro Pereira – Penha
CEM Penha
EM José do Patrocínio - Penha
EM José Carneiro Terra – Penha

25/07
CEM Olímpio Paulo da Silvia –Morro do Coco
EM Felício Sarlo –Morro do Coco
EM Lulo Ferreira de Araújo –Morro do Coco
EM Luiz Monteiro Barbosa – Morro do Coco
EM SESMARIA –Morro do Coco

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp