28/07/2023 às 12h15min - Atualizada em 28/07/2023 às 12h15min

​Diversos medicamentos vencidos e moradores de São João da Barra sofrem com a falta de remédios

Segundo denúncia, os medicamentos estariam sendo descartados por carros particulares

Vanessa Nascimento
Foto: Reprodução internet

Após o Jornal A Voz de Campos divulgar nesta quinta-feira (27), sobre a reclamação de moradores do município de São João da Barra, Norte do Estado do Rio de falta de medicamentos, uma nova denuncia surgiu. Agora, diversas caixas de medicamentos vencidos, foram encontradas na Farmácia Municipal da cidade. O que vem causando indignação na população sanjoanense.
 

O administrador público, Danilo Barreto doutorando em Políticas Sociais é morador no município desde que nasceu, e relatou em uma rede social, um vídeo onde mostra várias caixas com a informação de que os medicamentos estavam vencidos. A Farmácia Municipal é localizada no Centro de São João da Barra e atende moradores não só da área Central, como de distritos e localidades.

- O problema da fata de medicamentos em São João da Barra é algo recorrente. Política é coisa séria, não da pra sair nomeando qualquer pessoa pra cuidar de algo tão importante para a população. Nesse caso, vemos mais um exemplo de uma politica essencial sendo aplicada à “moda Bangu”. Mais um caso desse modelo de gestão, aplicado pelas Carlas que mantém o povo refém na política do pão e circo pensando em eleição e deixa o essencial de lado. – Afirmou o administrador público, Danilo Barreto.

Ainda segundo Danilo, algumas pessoas teriam relatado que viram os medicamentos sendo retirados da Farmácia Municipal, por carros particulares. De acordo com a lei, o descarte de medicamentos vencidos ou em desuso deve ser recolhido por empresas especializadas e algumas farmácias, também fazem a coleta deste tipo material, a chamada logística reversa de medicamentos que é a devolução dos produtos para o fabricante, para que assim seja feito o descarte correto. Conforme estabelecido pelo Decreto no 10.388/20.

Nós enviamos um e-mail para a Prefeitura de São João da Barra, pedindo um posicionamento sobre os medicamentos vencidos e saber também, qual foi a quantidade e quais medicamentos estavam nesta situação. Também questionamos, sobre o descarte do material e saber para onde será enviado e como será descartado. 

E a assessoria de comunicação respondeu que: "Os medicamentos que hoje temos  vencidos em estoque, são referentes ao período da COVID.  Fazem parte do kit de entubação:  Norepinefrina, Fentanil, Diazepam, Propofol, Lidocaína, Dexmedetomidina, Dexametasona e Fluconazol.  Todos injetáveis de uso hospitalar.  Após o fechamento do Hospital de Campanha, estes  medicamentos não teriam como ser utilizados  São pequenas quantidades na média de 600 a 1000 ampolas de cada.  Se observamos que no período da Pandemia nossa média mensal de gasto destes superou os 5000 por mês de cada.
Nosso Almoxarifado hoje conta com mais de 7 milhões de comprimidos e ampolas. 

Sobre as faltas. Foi explicado que de aproximadamente 320 itens da farmácia 12 ficaram com dificuldades na entrega nos últimos 2 meses, em razão de empresas que não entregaram.  Estas já foram notificadas. 
Os medicamentos serão descartados seguindo todo o protocolo necessário junto a empresa destinada para este fim."

Link do vídeo dos medicamentos vencidos, em nosso canal do youtube : https://youtube.com/shorts/_cb4_XufCsI?feature=share




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp