25/07/2023 às 17h50min - Atualizada em 25/07/2023 às 17h50min

Câmara inicia sessão com atas 100% digitais nesta terça-feira (25)

O Legislativo campista é o primeiro do estado do Rio de Janeiro a gerar atas 100% digitais

Vanessa Nascimento
Fonte: Câmara Municipal de Campos
Foto: Derick de Araújo
A sessão que começou com 13 minutos de atraso, estava de cara nova. O painel digital mostrava um novo sistema, com as fotos dos vereadores que estavam na tribuna, discutindo as pautas. O presidente da Casa de Leis, Marquinho Bacellar pediu paciência a todos que esperavam a sessão, pois ainda estavam em adaptação do novo sistema. 

O Legislativo campista é o primeiro do estado do Rio de Janeiro a gerar atas 100% digitais, cumprindo a Lei Federal 14.063/2020. O projeto Zero Papel está promovendo a transparência e garantindo celeridade no andamento dos processos da Câmara Municipal. 

A proposta é que todos os processos - administrativos e legislativos - tramitem de forma digital. Além de gerar economia de papel, favorecendo o meio ambiente, o novo sistema promove maior agilidade na comunicação entre os setores e garante a segurança das informações, por meio da assinatura eletrônica.

“Com o projeto Zero Papel, a Câmara Municipal promove a transparência, agiliza os processos legislativos e contribui para a preservação ambiental. Essa iniciativa representa um importante avanço na modernização deste órgão público que é tão importante para o cidadão campista. Espero que o exemplo seja seguido por outras instituições. Seguimos promovendo a transparência e facilitando o acesso às informações legislativas para toda a sociedade,” explicou o presidente da Câmara Municipal, Marquinho Bacellar.

No âmbito administrativo, todos os documentos internos já estão sendo gerados de forma 100% digital. Isso inclui memorandos e ofícios, por exemplo. Apenas em oito dias, 515 documentos foram finalizados no sistema.

Já no âmbito legislativo - onde há maior volume de geração de documentos - o processo está em implementação, com suporte técnico diário aos servidores que atuam no setor, como podemos observar na sessão, ainda era possível ver o 1° Secretário Maicon Cruz, com alguns papéis na mãos, tentando se adequar ao novo sistema. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp