24/07/2023 às 15h00min - Atualizada em 24/07/2023 às 15h00min

Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Campos

Prazo termina no próximo dia 6 de agosto; vagas são para alunos acima de 15 anos

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Quem tem mais de 15 anos e deseja concluir os estudos pode realizar a matrícula para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) até o dia 6 de agosto, nas unidades escolares próximas da sua residência que ofereçam essa modalidade de ensino. Para fazer a matrícula é necessário levar documentos pessoais como Identidade, CPF e comprovante de residência. Atualmente a EJA está presente em 22 unidades e conta com 2.800 alunos.
 
As aulas são presenciais e são oferecidos cadernos em forma de módulos que compõem os componentes curriculares. A coordenadora da EJA, Greice Souza, explicou que os professores que trabalham com esse público passam por treinamento específico, cursos de capacitação e contam com todo suporte pedagógico.
 
A EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilita sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.
 
A EJA, anos iniciais é destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano. Já a dos nos anos finais é para os maiores de 18 anos que não completaram o Ensino Médio. Ao concluir essa etapa, o aluno está preparado para realizar provas de vestibular e Enem, para ingressar em universidades. O tempo médio de conclusão é de 18 meses.
 
“A Educação de Jovens e Adultos representa o resgate do ser humano como um todo. É a oportunidade que ele tem de voltar a sonhar, a viver e de ter de volta sua identidade. A EJA representa a possibilidade de o aluno vivenciar a leitura, escrita e, também, de ser inserido no mercado de trabalho ou conseguir um emprego melhor”, acredita Greice.
 
A Professora de Suporte Pedagógico (PSP) Dirleia Lugão, conta que o setor pedagógico e as PSPs dão total contribuição para a EJA funcione da melhor maneira, ajudando os alunos em trabalhos, indo às salas conversando e incentivando a fazer os cursos oferecidos pela Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) e ainda a continuar os estudos após a conclusão do 9º ano.
 
“Temos escolas com número grande de alunos como a Professora Eunícia Ferreira da Silva, 29 de Maio, Maria Lúcia, temos uma equipe muito comprometida para que a EJA cresça e realmente aconteça. As formaturas têm sido feitas de forma muito organizadas para que eles realmente se sintam valorizados. Temos incentivado eles a continuarem a estudar através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja) que é para os alunos que desejam concluir o Ensino Médio”, diz Dirleia.  
 
CONFIRA ABAIXO A RELAÇÃO DAS UNIDADES QUE OFERECEM EJA:
 
EM Manoel Coelho - Goytacazes
 
Maria Lúcia - Turfe Clube
 
Francisco de Assis - Matadouro
 
EM Pequeno Jornaleiro - Centro 
 
EM Prof.ª Wilmar Cava Barros - Jockey Club
 
Custódio Generoso Vieira - Calabouço 
 
Centro Educacional 29 de Maio - Pecuária 
 
EM Amaro Prata Tavares - Centro
 
Prof. Eunícia Ferreira Da Silva - Santa Rosa
 
EM Albertina Azeredo Venâncio - Travessão 
 
EM Prof. Olga Linhares Corrêa - Calabouço – R2 N
 
CIEP Brizolão 481 Arnaldo Rosa Viana - Pq Aurora 
 
EM Dr. Getúlio Vargas - Tocos 
 
EM Dr. Luiz Sobral - Jardim Carioca 
 
EM Farol de São Tomé 
 
EM Lídia Leitão - Cidade Luz
 
EM Lulo Ferreira de Araújo - Morro do Coco 
 
EM Carlos Chagas - Jacarandá (Travessão)
 
EM Santa Terezinha -  Baixa Grande
 
CIEP Francisco Portela - Tocos 
 
EM Marechal Artur da Costa e Silva - Parque Presidente Vargas
 
 
EM Mario Barroso - Ururaí
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp