24/07/2023 às 11h38min - Atualizada em 24/07/2023 às 11h38min

Prefeitura de Campos divulga regras para prova do Conselho Tutelar

O processo para a escolha dos novos membros do Conselho Tutelar acontece no próximo domingo (30), no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Centro. Os candidatos devem estar atentos ao horário de fechamento dos portões

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A prova do processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar acontece no próximo domingo (30), às 9h, no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Centro. Os portões vão ser abertos às 8h30 e fechado às 8h55, o acesso ao campus vai ser pela Rua Dr. Siqueira, 273 (Portaria de Vigilância). A Prefeitura publicou nesta segunda-feira (24), no Diário Oficial (AQUI), as regras referentes à aplicação das provas e alocação dos candidatos por nome e número de inscrição.

A prova vai ser composta por 50 questões, valendo 2 pontos cada, na forma escrita e objetiva. Os candidatos deverão comparecer ao IFF, munidos de caneta de tinta preta ou azul e do documento de identidade com foto. O gabarito vai ser disponibilizado no site oficial da empresa organizadora do processo de escolha dos membros (AQUI)

Ao todo, são 50 vagas, sendo 25 para membros titulares e 25 destinadas a suplentes. O salário é de R$ 2.887,63. Poderão participar da prova somente os candidatos que tiveram suas candidaturas deferidas. Para o processo eleitoral, poderão participar somente os candidatos que obtiverem no mínimo 60% (sessenta por cento) da pontuação total da prova. O resultado final da etapa será divulgado no dia 15 de agosto, por meio de publicação no Diário Oficial do município.

A eleição vai contemplar os cinco Conselhos Tutelares, que são ligados à Fundação Municipal da Infância e Juventude, e está prevista para acontecer no dia 01 de outubro. Todo cidadão pode votar, desde que tenha o título de eleitor emitido há pelo menos 90 dias. Os eleitos vão cumprir um mandato de 4 anos entre o período de 10 de janeiro de 2024 a 9 de janeiro de 2028.

O presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Leon Gomes, fala sobre a importância do processo seletivo e o papel do Conselho: "O município realiza um amplo e importante trabalho em rede, visando a garantia de direitos das crianças e dos adolescentes. O Conselho Tutelar é protagonista destas ações, desempenhando um papel preventivo e protetivo. É fundamental que a população participe e vote no processo de escolha dos novos Conselheiros Tutelares", afirmou.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Língua Portuguesa; Compreensão e interpretação de textos; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Emprego das classes de palavras; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Direito Constitucional - Art. 226 a 229 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente); Plano Nacional de Promoção; Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp