24/07/2023 às 10h05min - Atualizada em 24/07/2023 às 10h05min

Saúde confirma 4 casos de meningite meningocócica em Campos; especialistas orientam para vacinação

Em Campos, este ano, foram confirmados 15 casos de meningites, três deles importados de outros municípios

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), estão em alerta para um aumento, em um curto período de tempo, do número de casos de meningite meningocócica no município de Campos. Trata-se de uma criança de 1 ano, outra de 3 anos, um adolescente de 17 anos e um jovem de 28 anos. 

Em Campos, este ano, foram confirmados 15 casos de meningites, três deles importados de outros municípios. Deste número, quatro são da forma mais grave da doença, que é a meningite meningocócica. Mediante os casos, a Vigilância Epidemiológica vem intensificando as ações voltadas para controle da patologia. 

De acordo com o subsecretário da Subpav, o infectologista Rodrigo Carneiro, em Campos, já foi feita a quimioprofilaxia nos contatos. O próximo passo, segundo o médico, é a vacinação das crianças e adolescentes, com idades entre 3 meses e 14 anos, 11 meses e 29 dias, além da imunização dos alunos da creche e escola frequentadas pelos pacientes. “Entre as medidas que já adotamos para proteger a população está a quimioprofilaxia, que é o uso de antibióticos nos contatos dessas crianças e adolescentes. Nós reforçamos a população que não temos motivo para pânico, no entanto, devemos estar alerta para vacinar nossas crianças e adolescentes”.

O especialista ressalta que a ocorrência de um número elevado de casos, em um curto período de tempo, indica um risco de surto da doença meningocócica na cidade. “Reforçamos para a população que a principal forma de prevenir o aparecimento dessas patologias é através da vacinação”.

As meningites são inflamações das membranas que envolvem o cérebro. Existem vários tipos de meningite, sendo uma das mais graves e que potencialmente pode levar a sequelas irreversíveis e principalmente o óbito, é a meningite meningocócica. “A doença causa uma apreensão maior porque essa é potencialmente transmissível, principalmente entre crianças pequenas e pessoas imunodeprimidas. Nós acendemos o sinal amarelo no município de Campos para a ocorrência desses casos. Estamos vigilantes e vamos continuar observando os casos. Reforçamos que todos os nossos postos de vacinação têm a vacina contra a meningite meningocócica e pedimos aos pais e responsáveis que levem suas crianças e os adolescentes de até 15 anos incompletos para que eles atualizem a caderneta de vacinação”. 

INTERNAÇÕES – O primeiro caso foi do adolescente de 17 anos, que deu entrada no Hospital São José (HSJ) no dia 26 de junho. O paciente foi transferido para o Hospital Ferreira Machado (HFM) e recebeu alta médica no último dia 6. O bebê de 1 ano deu entrada na pediatria do HFM no último dia 4 de julho. Ele teve alta na terça-feira (18). A outra criança deu entrada na unidade no mesmo dia 4. O menino segue internado, em isolamento, na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Já o jovem de 28 anos  deu entrada dia 13 de julho na UPH de Morro do Coco, foi transferido e segue internado em isolamento na enfermaria do HFM.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp