20/07/2023 às 13h07min - Atualizada em 20/07/2023 às 13h07min
Vereador Raphael Thuin defende maior fiscalização e penalização para desrespeito as leis de trânsito
Jornal Aurora - Redação
O parlamentar protocolou na Câmara de Vereadores Projeto de Lei , homenageando o empresário Márcio Andrade Rangel, solicitando mais rigor na fiscalização e penalização para as infrações cometidas no trânsito, visando coibir os avanços de semáforos e alta velocidade.
Só nos últimos meses foram registrados na Avenida 28 de Março, uma das principais vias que cortam o município sete acidentes, deixando um saldo de três mortos, além de quatro capotamento com vítimas. A última morte registrada foi do empresário Márcio de Andrade Rangel, no dia 13 deste mês, envolvendo a moto que ele pilotava e um caminhão, no cruzamento da Avenida 28 de Março e a Rua Barão de Miracema. De acordo com dados do Hospital Ferreira Machado, só nos primeiros seis meses deste ano foram registrados 2.430 atendimentos entre acidentes automobilísticos, com ciclistas, motociclistas e atropelamento. No ano passado, durante todo o ano foram 5.202.
Preocupados com esta falta de respeito no trânsito campista e a falta de uma punição para motociclistas e motoristas que trafegam em alta velocidade e desrespeitando as normas do Código Brasileiro de Trânsito, o vereador Raphael Thuin defende a implantação de novos equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir os avanços de semáforos e a alta velocidade nos principais cruzamentos no município, como nas Avenidas 28 de Março, Arthur Bernardes, Alberto Torres, XV de Novembro e a Rua Tenente Coronel Cardoso( rua Formosa) que vem crescendo e tirando muitas vidas ou deixando sequelas físicas, além de contribuir para a superlotação no sistema de Traumatologia do Hospital Ferreira Machado.
Thuin ressalta que após as obras de pavimentação na Av. 28 de Março, o que se tem observado é um aumento do número de acidentes, principalmente à noite e na madrugada. Infelizmente , somos obrigados a defender multas por avanço de sinal e alta velocidade, visando salvar vidas. Outro sério problema é em relação aos motoqueiros que circulam nas ciclovias, sobre calçadas e na contra mão, causando também acidentes ", explicou o vereador Raphael Thuin.
O Projeto de Lei no seu artigo 5° prevê que caberá a Prefeitura de Campos dos Goytacazes a instalação, manutenção e operação do sistema , assim como a análise e processamento das infrações como também campanhas Educativas.
Os pedestres em sua maioria reclamam que quando o sinal fica aberto para atravessar as ruas, a atenção precisa ser redobrada, pois de repente surge uma moto desrespeitando o sinal e avançando colocando a vida de pedestres em risco. A campista Tereza Maria Soares, explica que o mais triste é que quando esses motoristas ou motoqueiros viajam para outras cidades, eles respeitam o Código Brasileiro de Trânsito e porque aqui em Campos é este desrespeito. Sou favorável a multa, já que não querem respeitar as leis de trânsito,pode ser que com as multas, eles passem a respeitar", concluiu Tereza
Maio Amarelo - o vereador Raphael Thuin, também é autor da Lei 9.171/2022 que instituiu o Maio Amarelo, que defende campanhas Educativas no trânsito para reduzir o número de acidentes e o desrespeito como alta velocidade e avanço de sinal.