20/07/2023 às 12h59min - Atualizada em 20/07/2023 às 12h59min

Prefeitura de Campos e Estado unidos pela implantação de fábrica de ônibus elétrico na região

Prefeito Wladimir Garotinho recebeu, nesta quarta-feira (19), o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, e representantes da fábrica de ônibus elétricos e do Porto do Açu

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Desenvolver a região com a atração de indústrias do segmento da inovação tecnológica, como uma fábrica de ônibus elétrico para promover o desenvolvimento de Campos e região com a geração de empregos e divisas. Esta foi a principal pauta de reunião no gabinete do prefeito Wladimir Garotinho, nesta quarta-feira (19). Acompanhado da primeira dama Tassiana Oliveira, o prefeito recebeu o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah; a presidente Eletra (fábrica de ônibus elétricos), Milena Braga Romano; o gerente de Relacionamento com Comunidades da Prumo Logística (Porto do Açu), Wanderson de Sousa; e gestores da área de desenvolvimento e serviços da Prefeitura. Os convidados receberam das mãos da primeira-dama, kits de produtos de Campos.

Durante a reunião, o prefeito Wladimir, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Mauro Silva; o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Nelson Godá; e o gerente de Relacionamento da Prumo Logística, Wanderson Souza; apresentaram para o secretário Vinícius Farah e para Milena Braga as potencialidades de Campos e região para investimentos em projetos de inovação em diversas áreas, como transporte coletivo, energia limpa e insumos agrícolas, a exemplo da fábrica de fertilizantes em estudo técnico para o Porto do Açu.

“Tivemos uma reunião propositiva com o objetivo de apresentar para diversos atores o potencial que Campos e a região Norte Fluminense tem para o desenvolvimento econômico e contribuir com a população da nossa região e com o Estado. Temos vetores de desenvolvimento que podem ser alavancados por meio de parcerias que envolvam o poder público e a iniciativa privada”, defende Wladimir Garotinho.

A presidente da Eletra, Milena Braga, declarou ter ficado impressionada com o potencial para investimentos da região e sinalizou positivamente ante a possibilidade de atender a reivindicação do prefeito Wladimir quanto à instalação de uma fábrica de ônibus elétrico na região. Wladimir, Vinícius Farah; Wanderson Souza e o consultor técnico da AgeRio, Luiz Mário Concebida, destacaram a viabilidade de Campos e região abrigar projetos de grande monta devido a disponibilidade de grandes áreas na proximidade do Porto do Açu e por ser uma das maiores regiões produtoras de energia limpa do país, com plantas fotovoltaicas e eólicas.

Ao final da reunião, o prefeito Wladimir destacou a importância das parcerias. Ele citou como exemplo a parceria com empresas do Porto do Açu, da comunidade acadêmica, do Governo do Estado e também de organismos da União.

“Por meio das parcerias, temos dotado Campos de infraestrutura viária (cidade e interior), na área da saúde e na área da educação. Isso contribui para atrair grandes empresas. Estamos avaliando a viabilidade de implantarmos um novo sistema de transporte coletivo com o viés ecológico para redução de carbono e temos o propósito de usar o ônibus elétrico em Campos. Como a empresa Eletra está em expansão, propusemos a reunião entre representação do Porto e da empresa com o propósito de promover a interação entre a Eletra e a Prumo Logística, que administra o Porto, com vistas a instalação de uma fábrica de ônibus elétrico na nossa região. A presidente da Eletra, Milena Braga, acatou a sugestão e prometeu que a nossa proposta será estudada, e por meio do gerente da Prumo, Wanderson, e do secretário Vinícius Farah, vai avançar na análise de viabilidade”, relatou Wladimir Garotinho.

Vinícius Farah ressaltou que a região contará com uma nova ferrovia.

“No Estado, estamos trabalhando para viabilizar a ferrovia que cortará a região e vai beneficiar o Porto do Açú porque diante das demandas crescentes a ferrovia é projeto inexorável para a movimentação internas de cargas e para exportação”, pontuou Vinícius Farah.

O secretário de Desenvolvimento de Campos, Mauro Silva, enumerou potencialidades e a posicionamento estratégico de Campos e classificou a reunião como bastante produtiva.

“É mais uma ação de governo da gestão do prefeito Wladimir que certamente vai render frutos para Campos e para a região. O prefeito trouxe para a mesma mesa o governo do Estado, representado pelo secretário Vinícius Farah; a presidente da Eletra, empresa de inovação tecnológica que fabrica ônibus elétrico e aluga para cidades, e trouxe Wanderson Souza que representou o Porto Indústria do Açú, que tem áreas disponíveis e que tem uma das maiores logísticas do Brasil para exportação, situação que interessa a Eletra. Quando tivemos a primeira reunião com a empresa ante o interesse do prefeito verificar a viabilidade de alugar ônibus elétricos para testes em Campos, ele já vislumbrou a empresa instalar uma planta industrial para fabricar ônibus elétrico na nossa região porque gera empregos, renda e cai o custo com logística, beneficiando cidades da região com redução da emissão de carbono”, avalia Mauro Silva.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp