19/07/2023 às 17h58min - Atualizada em 19/07/2023 às 17h58min

Saúde de Campos cria polos nas unidades básicas de saúde para descentralização do Pé Diabético

O atendimento, que vai constar da realização de curativos, começará a partir do dia 1° de agosto nas UBSs da Penha, Eldorado e Venda Nova

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Buscando descentralizar os serviços do Centro de Referência de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, a Secretaria Municipal de Saúde está criando três novos polos para a realização de curativos em pacientes com lesões na pele. Os polos, cujo atendimento começará a partir de 1° de agosto, vão funcionar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Penha, Eldorado e Venda Nova.

O cardiologista Elias Antônio Yunes, coordenador do programa Hiperdia, que tem o Centro de Referência de Lesões Cutâneas e Pé Diabético como braço, disse que a descentralização do Pé Diabético é uma importante ação da Secretaria de Saúde para tornar essas UBSs aptas a oferecer um atendimento de qualidade a pacientes com feridas e lesões cutâneas.

"O Centro já faz um trabalho de excelência e nosso objetivo é espalhar o conhecimento para levar esse mesmo serviço às unidades de saúde, seguindo, inclusive, o mesmo protocolo", afirmou o médico. O Hiperdia tem por objetivo acompanhar pacientes hipertensos e diabéticos.

Para definir como será o atendimento, o subsecretário de Infraestrutura e Operações da secretaria de Saúde, Genil Alves, reuniu os encarregados e enfermeiros das unidades de saúde. Segundo Genil, quando o paciente chegar à UBS, ele vai ser encaminhado à equipe de enfermagem para a triagem (avaliação).

"Se a lesão for complexa e houver necessidade de tratamento específico, esse paciente continuará sendo encaminhado para o Centro de Lesões Cutâneas", explicou ele, ressaltando que o objetivo da secretaria, com a criação dos polos, é facilitar a vida das pessoas que passarão a fazer curativos perto de suas casas.

Os pacientes cadastrados no Centro de Referência de Lesões Cutâneas e Pé Diabético são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, formada por cirurgiões vasculares, nutricionista, endocrinologista, cardiologista, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e podólogo. Apesar de 96% dos pacientes atendidos no Centro serem portadores de diabetes, qualquer pessoa que chega ao local com lesão de pele, como uma ferida, é atendida. Ele funciona na Rua Salvador Corrêa, nº 146, no Centro, das 7h às 17h.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp