17/07/2023 às 08h58min - Atualizada em 17/07/2023 às 08h58min

Saúde das crianças merece atenção nas férias escolares

Além de manter a caderneta de vacinação atualizada, evitar ambientes fechados, ingerir líquidos e adotar uma alimentação à base de frutas e legumes são algumas dicas

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O período de férias escolares é sinônimo de diversão, mas também de cuidados com a saúde das crianças e dos adolescentes. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada para a prevenção de doenças transmissíveis por vias respiratórias, como gripe e Covid-19, e doenças bacterianas, como difteria e coqueluche.

Evitar a permanência dos menores em locais com pouca ventilação ou fechados é outra precaução que os pais podem adotar para a preservação da saúde, segundo o infectologista Rodrigo Carneiro, subsecretário da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) da secretaria de Saúde. “Devido às baixas temperaturas, as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas e isso favorece a proliferação dos vírus”, explicou o médico.

A pediatra Beatriz Rangel Rufino, diretora clínica da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Saldanha Marinho, compartilha da mesma opinião. “Os ambientes fechados facilitam a disseminação dos vírus e, por esse motivo, a recomendação é deixar janelas e portas abertas, mesmo no inverno, para a circulação do ar”, disse ela, que também faz um alerta aos pais ou responsáveis para que não deixem de vacinar as crianças.

A pediatra aconselha, ainda, a aumentar a ingestão de líquidos e a frequência da lavagem nasal com solução fisiológica, além de uma alimentação à base de frutas e legumes.
“Além desses cuidados, é importante lavar as mãos, higienizar os brinquedos e artigos de uso pessoal. Outra recomendação é manter as crianças com sintomas gripais em casa, evitando idas aos shoppings ou parquinhos”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp