07/07/2023 às 12h34min - Atualizada em 07/07/2023 às 12h34min
Cais da Lapa recebe o autêntico Festival de Torresmo até domingo
O evento terá a participação de produtores de vários segmentos, como artesanato e gastronomia, além de shows com artistas locais. A entrada é gratuita
Jornal Aurora - Redação
PMCG
Produtores dos segmentos Economia Solidária, que incluem artesanato e gastronomia, além de músicos locais e da Associação de Cervejeiros, participam a partir, desta quinta-feira (06) até domingo (09), do autêntico Festival de Torresmo, que chega a Campos este ano e será realizado no Cais da Lapa, um dos equipamentos turísticos do município. Nesta quinta, tem shows com Ângelo Nani e Eletric Blues Sound. A entrada é gratuita. A Prefeitura de Campos está apoiando o evento. Segundo o secretário de Turismo, Hans Muylaert, o apoio a eventos como este segue o que determina o prefeito Wladimir Garotinho no escopo do Turismo e do Desenvolvimento Econômico.
O Festival do Torresmo acontece das 16h às 22h. Em todos os dias do evento, haverá shows às 20h. Nos finais de semana, também, às 15h. Na sexta-feira (07) tem banda Retrovisor com forró, piseiro e sertanejo, às 20h. No sábado (08), Rico Sardinha, às 17h, com pop rock, MPB, entre outros estilos musicais; e Madame Bardot, às 20h. No domingo (09), Marcelo Benja Trio, às 17h, e Produto do Rock, às 20h, encerrando a programação.
“O Festival de Torresmo, que começa hoje, no Cais da Lapa, é de suma importância para o desenvolvimento econômico de nossa cidade, principalmente, no equipamento turístico que é o Cais da Lapa. É um evento que já vem acontecendo em diversas cidades da região Sudeste, como de Minas Gerais, São Paulo e também do Rio de Janeiro, chegando a Campos agora. A Secretaria de Turismo foi procurada, acompanhou todas as tratativas, que incluem o cumprimento dos trâmites para a realização de um evento. Várias secretarias estão envolvidas, como a de Ordem Pública, incluindo Posturas; e Vigilância Sanitária, fundamental em um evento como este”, informa o secretário de Turismo, Hans Muylaert, que também preside o Conselho Municipal de Turismo (ComTur) e o Conselho de Turismo da região da Costa Doce (Conturdoce).
Equipamento turístico - O Cais da Lapa, às margens do Rio Paraíba do Sul, guarda a lenda do Ururau e uma etapa importante do ciclo econômico da região, com a fábrica de tecidos que existia nas proximidades, assim como o primeiro ponto de iluminação elétrica pública de Campos e da América Latina, onde está o poste original, remanescente de 1883, em frente à Receita Federal. Nas proximidades também está localizada a Igreja da Lapa, outro importante cartão-postal. Do Cais da Lapa pode ser visto um belo pôr do sol. O muro do Cais, com mais de 400m de extensão, ganhou pintura artística e, em breve, receberá arte em graffiti.
Outros eventos – O espaço já vem recebendo eventos, como o show da cantora gospel Gabriela Rocha, na primeira edição do Projeto Adora Campos, em março deste ano; o Luau dos Namoradores com o cantor Toni Garrido, em junho do ano passado, quando também foi realizado o evento “Foliões no Cais da Lapa”, em agosto.