07/07/2023 às 10h34min - Atualizada em 07/07/2023 às 10h34min

Equipe médica realiza terceira captação de órgãos do ano em Campos após morte encefálica de paciente de 29 anos

Família do paciente autorizou a retirada do coração, fígado e rins. Quatro pessoas que estão na fila da Central Estadual de Transplantes vão ser atendidas.

Jornal Aurora - Redação
G1
As equipes do Programa Estadual de Transplantes (PET) e o do NF-Transplantes realizaram a terceira captação de órgãos do ano em Campos. O procedimento foi realizado nesta quarta-feira (5) no Hospital Ferreira Machado.

O paciente de 29 anos, da cidade de São Fidélis, teve Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) grave que evoluiu para uma morte encefálica após sofrer acidente de moto. A família autorizou a retirada do coração, fígado e rins do paciente.

Quatro pessoas que estão na fila da Central Estadual de Transplantes vão receber os órgãos.

“A equipe do NF-Transplantes precisou de muita calma, associando competência técnica à postura humanista, dado o estado emocional da família, consternada pela perda do jovem familiar. Mais uma vez agradecemos o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das equipes do HFM, da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e do Programa Estadual de Transplantes, fundamentais nesse trabalho de salvar vidas e respeitar a família enlutada”, disse o psicólogo Luís Cosmelli, integrante da equipe do NF-Transplantes.

Outras captações
A primeira captação de 2023 ocorreu em 06 de janeiro. Foram doados fígado e rins de um paciente de 32 anos, que morava em São Francisco de Itabapoana. Ele também teve sofreu Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) grave após acidente de trânsito.

A segunda captação ocorreu em 4 de abril. Foram retirados fígado e rins de uma paciente de 48 anos, moradora de Campos, vítima de um Acidente Vascular Encefálico (AVE).

Doação
A doação dos órgãos de um paciente só ocorre depois da constatação de morte encefálica pela equipe médica especializada. Mesmo com a morte encefálica, os principais órgãos vitais podem permanecer aptos para serem transplantados em outras pessoas que estão na lista de espera e houve compatibilidade.

Pessoas vivas também podem ser doadoras de órgãos, mas no NF Transplante só ocorre a captação no pós-morte. Com a morte encefálica, podem ser doados os seguintes órgãos: o coração, os dois pulmões, as córneas, o fígado, os dois rins, o pâncreas e o intestino.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp