06/07/2023 às 16h22min - Atualizada em 06/07/2023 às 16h22min

Hemocentro Regional está com estoque baixo e necessita de doações urgente

A unida convida todos os doadores e potenciais doadores para fortalecer essa corrente do bem, comparecendo à sede da unidade

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O Hemocentro Regional de Campos (HRC) que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), necessita com urgência da doação de todos os tipos de sangue. Durante o inverno o registro de doações fica abaixo do esperado e para equilibrar o estoque de sangue que está muito abaixo do ideal, o HRC convida todos os doadores e potenciais doadores para fortalecer essa corrente do bem, comparecendo à sede da unidade.

Assistente Social do setor, Maria Gonçalves comenta que nessa quinta-feira (06) só 12 doadores compareceram a unidade, sendo que o ideal por dia são 70 doações. "O tempo frio afasta as pessoas dos Hemocentros de maneira geral e isso não acontece só em Campos, mas em outros municípios também. Tem a questão do frio, pois muitas pessoas associam a doação de sangue com os primeiros horários do dia, acham que tem que vir doar sangue de manhã, também tem as férias escolares que complica um pouco. Mas de fato, o frio afasta", comentou.

Maria ainda lembra que o Hemocentro funciona na parte da tarde, até às 18h. "O HRC também funciona a tarde, então se estiver muito frio, vem doar depois do almoço, come e espera passar 3 horas e vem doar. Nós precisamos de doações voluntárias de sangue para manter o estoque estável. O comparecimento pequenos de doadores afeta na hora da liberação, pois liberamos pouco para uma demanda muito grande. Precisamos que a população se sensibilize e venha doar", disse.

Doação – O Hemocentro atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região e fica localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju. As doações podem ser feitas das 7h às 18h de segunda a sexta-feira, inclusive sábado, domingos e feriados. Para mulheres, a doação de sangue pode ser feita com intervalo mínimo de 90 dias e para homens é de 60 dias. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro que, nas mulheres, é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Pessoas com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade), podem doar. Também é preciso ter peso acima de 50 quilos e estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas três horas anteriores, além de não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes da doação de sangue. Os menores de 18 anos devem comparecer com o responsável e para isso é preciso apresentar documento original com foto.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp