03/07/2023 às 10h17min - Atualizada em 03/07/2023 às 10h17min

Saúde orienta para que pessoas com sintomas gripais usem máscara

Pessoas com baixa imunidade, portadores de doenças crônicas, transplantados e que estejam com o esquema vacinal incompleto para a Covid-19, também devem usar máscaras

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, orienta para que pessoas com sintomas gripais, com baixa imunidade, portadores de doenças crônicas ou transplantados e indivíduos que estejam com o esquema vacinal incompleto para a Covid-19, usem máscara de proteção facial individual ao circular em ambiente com alta taxa de transmissão (aglomeração) e em lugares externos.

Apesar de já ter sido decretado o fim da emergência sanitária global de Covid-19, o vírus Sars-cov-2 (que provoca a doença) ainda está circulante em todo território nacional. Para o superintendente da Rede Campos de Saúde Pública, o infectologista Charbell Kury, as pessoas que fazem parte dos grupos de risco devem seguir algumas medidas de prevenção à doença e outras patologias respiratórias.

“Pacientes oncológicos, renais crônicos, com doenças hepáticas, com HIV, além de pessoas que não estão com o esquema de vacinação completo e que estão expostas, inclusive idosos, nesse período agora de inverno, onde temos a tripledemia (que é a coexistência de três epidemias virais respiratórias), a recomendação é para usarem máscaras no ambiente de rua e lugares com aglomerações”, ressaltou o médico.
Kury reforça que as máscaras, com outras estratégias como: as restrições, higienização das mãos, distanciamento seguro e as vacinas, são essenciais como itens de segurança. “Essa recomendação do Ministério (da Saúde) é para pessoas doentes, ou seja, isso envolve também uma etiqueta respiratória que todos devemos seguir, para proteção própria e também dos outros”.

Além das patologias já citadas, a recomendação para o uso de máscaras é para pessoas com cardiopatias severas; doentes neurológicos; portadores de doenças reumáticas; anemia falciforme; doenças pulmonares crônicas (fibrose cística); diabetes mellitus; transplantados de medula óssea ou de órgãos sólidos e pacientes hepatopatas crônicos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp