30/06/2023 às 10h47min - Atualizada em 30/06/2023 às 10h47min

Jovens que completam 18 anos este ano têm até esta sexta para alistamento militar

Para o alistamento, são necessários os seguintes documentos: original e cópia do RG e CPF, além do comprovante de residência atualizado

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos este ano devem procurar a Junta do Serviço Militar até esta sexta-feira (30) para o alistamento. A Junta Militar, ligada à Secretaria de Ordem Pública, funciona nos altos da Rodoviária Roberto Silveira e o horário de atendimento é das 8h às 14h. Para o alistamento, são necessários os seguintes documentos: original e cópia do RG e CPF, além do comprovante de residência atualizado.  

O jovem Pedro Henrique de Souza, que completou 18 anos em maio, já compareceu à Junta para fazer o alistamento. “É o dever de todo homem e estou aqui fazendo meu papel como cidadão, que é vir me alistar”, disse Pedro Henrique.

O secretário em exercício da Junta de Serviço Militar de Campos, Fábio Viana, informa que o alistamento é obrigatório e os jovens que não comparecem ficam em débito com o serviço militar, podendo ter prejuízo em algumas atividades, como realizar concurso público, obter passaporte e ingressar em universidade.

“É fundamental que todos os jovens com idade entre 17 e 18 anos realizem o alistamento militar obrigatório no sentido de cumprir o seu dever como cidadão. Quando saem da Junta Militar, eles recebem orientação para retornar, posteriormente, para saber o resultado, que também pode ser acessado pelo site do Exército Brasileiro (www.eb.mil.br)”, informa o secretário.

Quem preferir atendimento presencial ou não conseguir acessar pelo site do exército, pode voltar à Junta, a partir do dia 20 de julho, para esclarecimentos e informações adicionais. “Pode acontecer de o site apresentar instabilidades devido à grande quantidade de acessos. Por isso, solicitamos que, entre os dias 20 de julho e 04 de agosto, todos possam retornar à Junta de Serviço Militar. É importante que retornem antes do dia 04 de agosto, que é o período que antecede o processo de seleção do exército, para não perder a data de uma possível apresentação e obter a informação correta”, detalha o secretário em exercício da Junta.

No site do Exército, o cidadão pode acessar o link “Já me alistei” e entrar na tela “Acompanhar Alistamento”, tendo acesso ao acompanhamento. Através do site, poderá saber se terá que comparecer a 2ª Companhia de Infantaria, em Guarus, ou se será dispensado diretamente. “Para ter acesso a estas informações, ele precisa estar cadastrado na conta do portal oficial do Governo Federal (gov.com), tendo acesso a vários outros serviços”, explica Fábio, lembrando que, se forem dispensados, eles precisam comparecer para fazer o juramento à bandeira para, posteriormente, receberem o certificado de reservista, um documento utilizado durante toda a vida.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp