28/06/2023 às 18h49min - Atualizada em 28/06/2023 às 18h49min

Sancionada a lei que prevê a criação de Abrigos Municipais para Animais Abandonados, de autoria do vereador Raphael Thuin

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade no último dia 8 o Projeto de Lei

Jornal Aurora - Redação
Mais um grande passo foi dado hoje em prol dos animais abandonados de Campos. É que foi publicada  na edição n° 1.361 do Diário Oficial desta quarta-feira  a Lei 9 . 318 sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho que autoriza a criação do programa municipal de Abrigos  para Animais Abandonados, defendida pelo vereador Raphael Thuin.

- Ficamos muitos felizes com a publicação da Lei 9.318, que cria os Abrigos Municipais para Animais Abandonados em Campos. É uma luta antiga das protetoras e dos protetores  dos animais que enfrentam problemas para cuidar destes animais, considerando que o Centro de Controle e Zoonoses ( CCZ)  está com sua capacidade esgotada e não  consegue mais atender a demanda. De acordo com o próprio órgão, o número de animais no município ultrapassa 90 mil cães e gatos, sendo que boa parte vive na rua, ressaltou o vereador Raphael Thuin, autor do Projeto de Lei.

O artigo 2° da Lei 9.318  prevê no parágrafo I , Abrigos Temporários aos Animais Abandonados, garantido acesso à alimentação, água , cuidados médicos e acompanhamento por profissionais. Já o Artigo 5° determina a criação de um Comitê  gestor responsável por sua administração composto por profissionais da área de proteção animal, representantes do Poder Público e da Sociedade Civil.

Thuin destacou que a causa animal foi discutida em Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores, no mês de maio,  reunindo várias autoridades, mostrando a preocupação com a situação do abandono. Também foi discutido com as autoridades de segurança pública a  causa de maus tratos contra os animais. A criação desta Lei 9.318 vem de encontro a nossa luta e das protetoras e protetores dos animais que são incansáveis" concluiu." 

- É importante que o município ofereça espaços públicos que garantam o bem-estar e a proteção dos animais. O objetivo é oferecer abrigo temporário e nesta estadia seja assegurado alimentação, cuidados médicos e acompanhamento por profissionais capacitados", destacou Thuin.

 AGRADA - A vice-presidente da Associação  e Grupos dos  Amigos dos Animais, Joseth Bravo, ficou muito feliz com a publicação da Lei 9.318, que cria os Abrigos Municipais para Animais Abandonados." De certo modo vai desafogar o trabalho das protetoras independentes e vai minimizar o sofrimento dos animais que vivem nas ruas da cidade . Nós protetoras estaremos  lutando para que esses animais  consigam ser adotados. Que os Abrigos  não sejam uma moradia definitiva, mas que seja uma casa de passagem para que eles se restabeleçam , recebendo os cuidados necessários até que encontre um lar definitivo" explicou Joseth.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp