28/06/2023 às 12h49min - Atualizada em 28/06/2023 às 12h49min
APAPE faz 24 anos e apresenta 2ª Mostra da Neurodiversidade no Trianon
A renda do evento será revertida na construção da nova sede
Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Associação de Pais de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste do Estado do Rio (APAPE), uma Organização da Sociedade Civil (OSC), comemora na sexta-feira (30), 24 anos de fundação e serviços prestados. Para marcar a data, acontece no Teatro Trianon, às 17h, celebração cristã e 2ª Mostra da Neurodiversidade, apresentando os benefícios e impactos sociais decorrentes da parceria com o município e a comunidade, que confiaram à entidade a execução do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas famílias. A renda do evento será revertida na construção da nova sede.
A APAPE, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, nasceu do sonho de um grupo de pessoas que tinha em sua trajetória de vida, experiências diretas e indiretas com pessoas com deficiência mental, física, intelectual e sensorial. Esse grupo sonhava com a possibilidade de um mundo melhor, voltado à transformação da sociedade.
Hoje a APAPE atende cerca de 240 usuários com têm Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras múltiplas deficiências e, ainda, 405 famílias de pessoas com deficiência, que recebem o atendimento pela equipe transdisciplinar. Existe, atualmente, uma fila de espera na entidade de mais de 230 usuários e que poderão ser inseridos, após inauguração do novo prédio.
A presidente e fundadora da APAPE, Naira Peçanha, convida a todos para participara desse momento de gratidão pelos benefícios feitos às famílias da APAPE e pela ação de beneficência. E, mais importante, aplaudir os atores neurodiversos que têm superado suas inabilidades na interação social, na comunicação, nas suas funções executivas, no seu processamento sensorial e na ampliação dos seus interesses pelo mundo a sua volta. "Sua presença é fundamental para juntos, construirmos uma sociedade com equidade", afirma.
- O conhecimento da neurodiversidade leva a sociedade a ressignificar o seu comportamento, oferecendo uma humanização das relações sociais. A família é uma unidade de referência, fortalecendo os vínculos internos e externos de solidariedade. E uma força social que tem influência na determinação do comportamento humano e na formação da personalidade, sendo definida como unidade significativa, inserida na comunidade imediata e na sociedade mais ampla, independente dos formatos e medidas que assumem – acrescenta Naira Pessanha.
PROGRAMAÇÃO: I MOMENTO
Mostra da Neurodiversidade: "Somos neurodiversos. Venha conhecer as nossas habilidades, a cada dia tem superado as variações naturais do nosso cérebro, porque cada um de nós é único".
II MOMENTO
Celebração Cristã: Ministério Desperta Déboras; Ministração Pr. Sandro Reis.
III MOMENTO
Show Musical com talentos