27/06/2023 às 17h00min - Atualizada em 27/06/2023 às 17h00min

Programa DST/Aids busca melhorar fluxo de atendimento para testes rápidos em Campos

Para tratar do assunto, o CDIP vai reunir os profissionais responsáveis pela realização dos exames nesta quarta-feira na Faculdade de Medicina

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Nesta quarta-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais - Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), vai reunir os profissionais responsáveis pela realização dos testes rápidos nas unidades de saúde do município para melhorar o fluxo de atendimento.

O encontro será realizado a partir das 14h, na Faculdade de Medicina de Campos, com o apoio da Diretoria de Atenção Básica, do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente (PAISMCA), do Departamento de Enfermagem (DEnf), da Vigilância Epidemiológica e Diretoria de Programas Especiais.

O coordenador do programa DST/Aids, Rodrigo Rodrigues de Azevedo, disse que, durante a reunião, serão debatidos junto aos profissionais o fluxo de solicitação dos testes rápidos, fluxogramas estabelecidos para o diagnóstico das infecções, dentre outros assuntos. Esses trabalhadores, segundo ele, atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), Unidades Pré-Hospitalares 24h (UPHs), Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) e nos hospitais da rede pública e contratualizada.

Para ter acesso aos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, Rodrigo disse que a população pode se dirigir a uma UBS perto de sua casa. “Também existe a opção do agendamento online por meio do site da Prefeitura, na aba Consulta Fácil”, acrescentou ele, destacando que é oferecido ainda o serviço de Profilaxia Pós-Exposição (PEP) às vítimas de acidente biológico e exposição sexual nas UPHs, Hospital Geral de Guarus (HGG) e Hospital São José e para as vítimas de violência sexual no Hospital Ferreira Machado (HFM).

O PEP é um dos métodos que reduz o risco de adquirir o HIV, a partir do uso de medicamentos antirretrovirais que impedem que o vírus se estabeleça e se espalhe pelo corpo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp