23/06/2023 às 17h54min - Atualizada em 24/06/2023 às 00h04min

Virada Parlamentar Sustentável: Novo rumo para as políticas socioambientais no País

Movimento pretende mobilizar o Congresso Nacional e conta com a parceria de mais de 30 organizações da sociedade civil

SALA DA NOTÍCIA Valle da Mídia
Desde o dia 5 de junho e até o fim do mês, a Virada Parlamentar Sustentável está mobilizando o Congresso Nacional, em Brasília, com uma série de eventos. O movimento, criado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pela Rede Advocacy Colaborativo (RAC), pretende se tornar uma plataforma permanente de união entre o parlamento e a sociedade com o objetivo de mudar o olhar e as ações de quem faz as leis socioambientais no país.

O movimento organiza um “Junho Verde” para marcar o início dessa trajetória com atos, debates, seminários, exposições, audiências públicas e mesas redondas com o propósito de promover uma inflexão profunda na política socioambiental brasileira, que coloque o país efetivamente na liderança mundial dos temas de sustentabilidade. Após o mês de atividades, o movimento vai monitorar e acompanhar os resultados alcançados. A agenda de eventos pode ser acompanhada pelo site: www.viradaparlamentar.org.br .

Alianima, organização de proteção animal e ambiental, é uma das 30 entidades parceiras da Virada Parlamentar, e no dia 28 de junho participará de Audiência Pública no Congresso Nacional, quando abordará a proteção animal de forma transversal, a partir do contextos social, ambiental e de saúde única.. A entidade atua diretamente por melhores condições na vida dos animais explorados pela pecuária, além de promover o interesse público por sistemas alimentares mais justos e responsáveis.

“Entendemos a relevância desse movimento, que visa impactar os parlamentares, de forma a dar efetividade aos projetos de proteção animal e ambiental, por meio da criação de Leis coerentes e eficazes, por isso fazemos questão dessa parceria com o IDS e a RAC”, diz Patrycia Sato, presidente da Alianima.

Como forma de mudar o cenário das questões socioambientais no país, a Virada Parlamentar Sustentável deve atuar como um mecanismo eficaz de pressão e transparência, cobrando o cumprimento dos compromissos assumidos pelas autoridades durante a campanha eleitoral de 2022, além de fornecer subsídios para esclarecer os parlamentares sobre o tema, apresentando dados e informações consistentes para a elaboração de leis em benefício da vida animal e do meio ambiente.

Saiba mais sobre a Alianima: www.alianima.org
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp