23/06/2023 às 16h49min - Atualizada em 23/06/2023 às 16h49min

Dois polos de vacinação de rotina, Covid-19 e Influenza neste final de semana

Atendimento na UPH Saldanha Marinho e Clínica da Criança será das 8h às 17h sábado e domingo

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Clínica da Criança, em Guarus, e a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho, no Centro, continuam sendo referências para vacinação contra a Covid-19, gripe e para atualização da caderneta vacinal de rotina da crianças, adolescentes e adultos aos finais de semana. As duas unidades funcionam das 8h às 17h sábado (24) e domingo (25). O atendimento é por livre demanda.

Podem receber a vacina Influenza, que previne contra a gripe, todas as pessoas com idade acima dos 6 meses. Já as vacinas contra a Covid-19, estão liberadas para crianças de 3 e 4 anos poderão receber a 1ª, 2ª e 3ª dose da Coronavac. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de 28 dias. A 3ª dose (reforço) será feita quatro meses após a aplicação da 2ª dose.

As crianças de 5 e 11 anos são imunizadas com a Pfizer Pediátrica. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de oito semanas, enquanto a 3ª dose deve ser feita quatro meses após a 2ª. Também estará disponível a 1ª dose para as pessoas com idade acima de 12 anos que ainda não tomaram a vacina.

As pessoas acima de 12 anos que irão receber a 2ª dose, antes devem verificar a data no cartão de vacina ou respeitar o prazo de cada imunizante que, no caso da AstraZeneca, é de dois meses ou mais. Da Coronavac, o prazo é de 28 dias entre uma dose e outra. Para quem recebeu a Pfizer e tem 18 anos ou mais, o intervalo é de 30 dias. Já para os adolescentes de 12 a 17 anos vacinados com a Pfizer, o prazo é de dois meses. Quem recebeu a dose única da Janssen, o intervalo para tomar a 2ª dose é de dois meses.

A vacina bivalente é para as pessoas com 12 anos ou mais. Deve ser respeitado o prazo de quatro meses a partir da aplicação da 2ª dose do esquema vacinal primário ou da última dose de reforço (3ª ou 4ª dose).

As vacinas do calendário de rotina são destinadas às pessoas com idade a partir dos 2 meses. As vacinas disponíveis para as crianças são: Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Varicela e DTP. Para os adolescentes, os imunizantes são Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente. Já para os adultos, DT, Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral.

No ato da vacinação é preciso apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. Já o cartão de vacina contra a Covid-19 será exigido juntamente com os documentos pessoais para quem for receber os imunizantes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp